Tribuna Expresso

Perfil

Modalidades

O desporto que, aos poucos, já se pode começar a praticar

A partir desta segunda-feira, 5 de abril, já será autorizada a prática de atividade física ao ar livre e grupo (até quatro pessoas), além das modalidades consideradas de baixo risco de contágio. Eis a lista do que já se poderá fazer nesta primeira fase do desconfinamento

Diogo Pombo

Chris Gorman/Getty

Partilhar

Não que fossem as únicas possibilidades, mas, para estreitar o resumo do cenário, desde janeiro e até este domingo que ao cidadão comum apenas era permitido exercitar-se sozinho, na rua e nas imediações do local de residência (corrida, skate), ou no mar (surf, bodyboard, stand up paddle, windsurf, etc).

Nesta segunda-feira, 5 de abril, começa a primeira fase do desconfinamento em Portugal e, consequentemente, da soltura das amarras sobre a prática de desporto no país. A atividade física ao ar livre será permitida, no máximo, em grupos até quatro pessoas e os ginásios "poderão reabrir, salvo para aulas de grupo, que continuarão sem poder ter lugar nos ginásios", revelou, na quinta-feira, o primeiro-ministro António Costa.

No mesmo dia, em comunicado, o Conselho de Ministros confirmou também que a prática amadora de modalidades listadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) como "atividade física e desportiva de baixo risco" passam a ser permitidas.

Segundo a orientação emitida pela entidade em agosto do ano passado, essas modalidades correspondem a "todas as que garantam o distanciamento físico permanente de pelo menos três metros entre praticantes". Como tal, eis a lista das modalidades cuja prática é permitida a partir de 5 de abril:

- Campismo e Montanhismo (alpinismo, escalada, canyoning, etc.)
- Desportos de Inverno, salvo na variante de pares (esqui alpino, hóquei no gelo, snowboard, etc.)
- Ginástica (menos a ginástica acrobática, considerada de alto risco de contágio)
- Motociclismo
- Patinagem (salvo hóquei em linha, em patins e a patinagem artística em pares)
- Karaté individual
- Atividades Subaquáticas (salvo aquatlon, hóquei e râguebi subaquático)
- Aeromodelismo
- Aikido
- Artes Marciais Chinesas (salvo San Da e Wushu Kung Fu)
- Atletismo
- Karting
- Bilhar
- Bridge
- Canoagem
- Ciclismo
- Columbofilia
- Damas
- Desporto para Pessoas com Deficiência
- Esgrima
- Golfe
- Kempo
- Motonáutica
- Natação (salvo Pólo Aquático)
- Orientação
- Padel
- Paraquedismo
- Pentatlo
- Pesca Desportiva
- Petanca
- Remo
- Surf
- Ténis
- Ténis de Mesa
- Tiro (com arco e armas de caça
- Triatlo
- Vela (e Kiteboard)
- Voleibol de Praia
- Voo Livre (Asa Delta, Parapente e Paramotor)
- Xadrez
- Halterofilismo
- Basebol e Softbol
- Taekwondo (poomsae)

Caso os números diários da evolução da pandemia em Portugal (novos infetados, de internamentos, de camas dos cuidados intensivos ocupadas, etc.) assim o permitam, haverá nova fase de desconfinamento duas semanas depois, a 19 de abril.

Aí, poder-se-ão retomar também as modalidades desportivas de médio risco - nas quais se inclui, por exemplo, o futebol, o basquetebol ou o voleibol.