Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Modalidades

Ruth Chepngetich, a detentora do novo recorde mundial da meia-maratona

A queniana estabeleceu a nova marca mundial este domingo, em Istambul, melhorando em cerca de meio minuto o anterior mínimo, da etíope Ababel Yeshaneh

Lusa

Ruth Chepngetich, nos Mundiais de Atletismo de 2019 em Doha, no Qatar

Matthias Hangst/Getty

Partilhar

A queniana Ruth Chepngetich pulverizou hoje o recorde do mundo da meia-maratona em Istambul, melhorando em cerca de meio minuto o anterior mínimo da etíope Ababel Yeshaneh.

A campeã do mundo da maratona cumpriu o percurso em Istambul em 1:04.02 horas, retirando 29 segundos ao anterior recorde (1:04.31), estabelecido por Yeshaneh em fevereiro de 2020, nos Emirados Árabes Unidos.

Vencedora da meia-maratona de Istambul também em 2017 e 2019, a queniana de 26 anos distanciou-se da etíope Yalemzerf Yehualaw na parte final da prova, para ganhar com uma vantagem de 38 segundos.

A também queniana Hellen Obiri, duas vezes campeã mundial dos 5.000 metros, foi terceira, com o tempo de 1:04.51, o mais rápido de sempre de uma atleta na estreia numa meia-maratona.

A meia-maratona na cidade turca entra ainda para a história por ser a primeira vez que as três primeiras completam a distância em menos de 65 minutos.