Tribuna Expresso

Perfil

Modalidades

Karl Nassib é o primeiro jogador ativo da NFL a assumir abertamente a sua homossexualidade

O jogador dos Las Vegas Raiders entrou para a história na segunda-feira. Nunca um atleta de futebol americano no ativo tinha assumido a sua homossexualidade. O anúncio de Nassib foi feito nas redes sociais

Tribuna Expresso

Ethan Miller

Partilhar

Carl Nassib escolheu o Instagram para fazer a declaração: “Queria pedir-vos um minuto para dizer que sou gay,” declarou o atleta num vídeo. “Pretendia dizê-lo há algum tempo mas finalmente sinto-me confortável para desabafar. Eu tenho verdadeiramente a melhor vida, a melhor família, amigos e emprego que podia pedir,” disse Nassib.

“Sou uma pessoa bastante reservada, por isso espero que compreendam que não estou a fazer isto para ter a vossa atenção. (…) Espero que, um dia, vídeos como este (…) não sejam necessários mas, até lá, vou dar o meu melhor e fazer a minha parte para cultivar uma mentalidade de aceitação e compaixão,” desabafou o atleta.

Nassib disse ainda que vai doar 100 mil dólares ao Trevor Project, que ele referiu como “o serviço número um de prevenção do suicídio para os jovens LGBTI+ nos EUA”.

O comissário da NFL Roger Goodell mostrou o seu apoio ao jogador, dizendo que a “família” da modalidade “está orgulhosa do Carl por partilhar corajosamente a sua realidade hoje”. “Partilhamos a sua esperança de que, em breve, declarações como as dele não sejam notícia,” acrescentou Goodell.

Nassib tem 28 anos e fez o percurso usual de qualquer jogador da NFL. Primeiro, jogou nos campeonatos universitários e foi daí que deu o salto para a liga mais importante de futebol americano. Atualmente joga nos Las Vegas Raiders.