Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Modalidades

Ticha Penicheiro eleita uma das 25 melhores jogadoras da história da WNBA

A basquetebolista portuguesa faz parte da elite da elite da liga norte-americana de basquetebol, que comemora este ano um quarto de século. É a única jogadora europeia presente na lista

Tribuna Expresso

A ex-jogadora Ticha Penicheiro (à direita)

Christian Petersen/Getty

Partilhar

Quando Ticha Penicheiro estava em campo, havia magia nele. Havia passes arriscados, assistências acrobáticas, por trás das costas, sem olhar. O seu labor era entrega a bola da forma mais redonda possível a quem ia marcar e é por isso que ainda hoje a portuguesa é a 2.ª jogadora com mais assistências da história da WNBA.

Campeã pelas Monarchs em 2005 - ainda Neemias Queta era um menino e não fazia ideia que havia uma cidade na California chamada Sacramento e que por lá já uma portuguesa brilhava - Ticha chegou ao Hall of Fame feminino em 2019 e agora foi considerada uma das 25 melhores jogadoras dos 25 anos de história da WNBA, uma lista que comemora precisamente o quarto de século da liga.

A portuguesa é a única jogadora europeia presente na lista.

"Sinto-me honrada e agradecida... nunca em um milhão de anos pensei que o basquetebol me ia dar tanto", escreveu a antiga base portuguesa no Twitter.

Além do título em 2005, a jogadora natural da Figueira da Foz foi ainda quatro vezes All-Star da WNBA, sete vezes líder em assistências, além de ter amealhado vários títulos nacionais na Europa, nomeadamente em França, na Rússia e na Polónia.