Tribuna Expresso

Perfil

Motos

Miguel Oliveira parte de 7.º para o GP Estíria, no dia da primeira 'pole' da KTM

Piloto português fez o 8.º tempo na qualificação, mas vai beneficiar da penalização atribuída a Johann Zarco para partir de 7.º. Pol Espargaró foi o mais rápido, fazendo história para a KTM no Red Bull Ring

Lusa

JOE KLAMAR/Getty

Partilhar

O português Miguel Oliveira (KTM) vai partir da sétima posição da grelha para o Grande Prémio da Estíria, quinta prova do Mundial de MotoGP, no Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria.

O piloto de Almada, que nos treinos livres garantiu a passagem direta à segunda fase da qualificação (Q2), fez o oitavo melhor tempo mas beneficiou da penalização atribuída na sexta-feira ao francês Johann Zarco (Ducati) para ganhar uma posição na grelha.

O dia foi histórico para a KTM, que conseguiu uma ‘pole position' pela primeira vez na principal categoria do motociclismo de velocidade, pelo espanhol Pol Espargaró, com o tempo de 1.23,580 minutos.

Miguel Oliveira, que chegou a ter o quarto melhor tempo da sessão, terminou a 217 milésimos de segundo do espanhol, saindo da terceira linha da grelha, juntamente com o italiano Andrea Dovizioso (Ducati) e o francês Fabio Quartararo (Yamaha), líder do campeonato.

Esta foi a segunda melhor qualificação do piloto luso da equipa Tech3, depois do quinto posto conseguido no GP da Andaluzia, na segunda prova do Mundial.

O GP da Estíria de MotoGP é o 900.º GP da história e está marcado para domingo, às 13:00 (horas em Lisboa).