Oficial: MotoGP regressa a Portugal a 18 de abril
MotoGP anunciou esta sexta-feira alterações ao calendário de 2021. Portimão, que era circuito de reserva, salta para o calendário oficial: será a 2.ª prova do ano
22.01.2021 às 13h19

Steve Wobser/Getty
Partilhar
O Campeonato do Mundo de MotoGP está de regresso a Portugal. A Dorna confirmou esta sexta-feira que Portimão estará no calendário oficial, numa prova que se irá realizar a 18 de abril.
Com o adiamento dos GP Argentina e GP Estados Unidos, devido à situação pandémica, o Autódromo Internacional do Algarve, que já estava na calha para entrar no calendário, passa a ser a terceira prova do ano e a primeira prova europeia. O Mundial vai arrancar tal como esperado no Qatar, mas agora não com uma, mas sim duas provas, o GP Qatar e o GP Doha.
Segue-se então Portugal, que repete assim a presença no Mundial de motociclismo de velocidade, depois de em 2020 ter sido a prova de encerramento da época, na qual Miguel Oliveira brilhou, com uma vitória na categoria máxima, liderando a prova do início ao fim. Em 2020, Portugal também acabaria por entrar no calendário devido às inúmeras mudanças necessárias devido à pandemia.
Quanto aos GP Argentina e GP Estados Unidos estão, para já, sem data, mas a Dorna espera poder realizá-los "no final de 2021".
Esta é a segunda confirmação de provas internacionais para o Autódromo Internacional do Algarve em poucas horas, depois do Mundial de resistência anunciar que terá o seu tiro de partida precisamente em Portimão e também em abril, depois do adiamento da prova de Sebring, nos Estados Unidos.
Está ainda em cima da mesa o regresso da Fórmula 1 a Portugal, tal como na época passada, numa prova que se disputaria em maio. Algo que estará dependente da evolução pandémica no nosso país.
Relacionados
- Motos
MotoGP em Portugal. "Ainda não sabemos se poderá haver público, mas a verdade é que tenho esperança"
Jorge Viegas, o português que é presidente da Federação Internacional do Motociclismo, assumiu a fé que a situação pandémica em Portugal possa "melhorar de tal forma que possamos dar essa alegria aos portugueses, de verem o Miguel Oliveira e todos os outros fantásticos pilotos ao vivo"
- Fórmula 1
"Fórmula 1 em Portimão só faz sentido com público. Sem público não é viável. É muito importante o que vai sair deste confinamento"
Ni Amorim, presidente da FPAK, confirma à Tribuna Expresso que Portugal é uma forte hipótese para voltar a receber uma prova de F1 em 2021, a 2 de maio, mas que não há interesse em ter o grande prémio sem público. Os efeitos do confinamento e o apoio do Estado são assim essenciais para que o Autódromo do Algarve volte ao calendário
- Fórmula 1
FPAK diz que "instabilidade" criada pela pandemia poderá voltar a colocar Portugal perto da F1 em 2021
Portimão não está no calendário oficial da F1 para 2021, revelado esta terça-feira, mas Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, diz que, devido à covid-19, poderá voltar a haver necessidade de alterar o calendário: "Nós podemos estar sempre à porta de fazer parte do ‘Grande Circo’”