Tribuna Expresso

Perfil

Sporting: como se fez a estrelinha do campeão

Multimédia

Partilhar

Uma época é feita de momentos, uma conquista também e entre os muitos que fizeram deste Sporting o novo campeão nacional, a Tribuna Expresso escolheu 16 eventos-chave para resumir a história de quem levou o título para casa, 19 anos depois. O vídeo, em formato de animação, com ilustrações e sons, resume a temporada da equipa de Rúben Amorim até à confirmação da conquista

Diogo Pombo

Diogo Pombo

Texto

Jornalista

João Carlos Santos

João Carlos Santos

Ilustrações

Fotojornalista

Joana Beleza

Joana Beleza

Edição

Editora de Multimédia

Carlos Paes

Carlos Paes

Animação gráfica

Animação gráfica e Infografia

João Luís Amorim

Sonoplastia

Sonoplasta

Uma bolha forçada no Algarve para tentar conter o surto que adiou o primeiro jogo no campeonato. Ser goleado em casa para um rosado adversário austríaco barrar a entrada na Liga Europa. Um efusivo capitão a marcar muitos golos às últimas dos jogos. Ou um presidente que é médico nas horas vagas a anunciar o abandono de um "mundo patético".

Pelo que é estatisticamente oficial, o Sporting Clube de Portugal é campeão nacional pela 19.ª vez, o clube contabiliza essas vezes em 23 pelos seus cálculos, mas essas são contas para outros momentos que não estes, os que voltaram a dar o título em questão à versão verde e branca e leonina de um grande.

De entre tudo o que aconteceu ao Sporting durante esta época, escolhemos 16 momentos para resumirem a evolução da equipa, explicarem tendências da temporada, aperaltarem certas vitórias conseguidas e ilustrarem os jogos que pontuaram a conquista. A estrelinha não tem de ser só dita, e redita, pelo treinador, também pode ser contada.

E esta é a animação gráfica e multimédia que a Tribuna Expresso juntou para o tentar fazer.