Tribuna Expresso

Perfil

NBA

Uma reviravolta para a história: Nuggets viram a eliminatória frente aos Jazz

Estiveram a perder 3-1 na série, mas recuperaram e, esta madrugada, conseguiram o 4-3 final: os Denver Nuggets eliminaram os Utah Jazz do play-offs da NBA

tribuna expresso e lusa

Mike Ehrmann

Partilhar

Os Denver Nuggets, que estiveram a perder a eliminatória por 3-1, venceram na terça-feira os Utah Jazz por 80-78 e qualificaram-se para as meias-finais da Conferência Oeste dos ‘play-offs’ da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Na ‘bolha’ de Orlando, num jogo com poucos pontos, o sérvio Nikola Jokic foi a grande figura do encontro, com 30 pontos, 14 ressaltos e quatro assistências, incluindo o lançamento que selou o triunfo, a 27,8 segundos do final.

Depois de três jogos consecutivos com alta pontuação (50+42+50), Jamal Murray contribuiu com 17, enquanto o suplente Michael Porter Jr. somou 10 e nove ressaltos.

Na formação de Utah, Donovan Mitchell foi o melhor marcador, com 22 pontos - aos quais juntou nove ressaltos e apenas uma assistência -, mas só acertou nove de 22 ‘tiros’ de campo (40,9%), incluindo dois de oito ‘triplos’ (25%).

Destaque ainda nos derrotados, que chegaram a recuperar de uma desvantagem de 19 pontos, para os 19 pontos e 18 ressaltos do poste francês Rudy Gobert.

Denver Nuggets vs Los Angeles Clippers

Nas meias-finais da Conferência Oeste, os Denver Nuggets - a 12.ª equipa a virar um 1-3 nos ‘play-offs’ - vão ter pela frente os Los Angeles Clippers, que superaram os Dallas Mavericks, do esloveno Luka Doncic, por 4-2.

No Este, os Boston Celtics voltaram a bater os campeões Toronto Raptors, agora por 102-99, colocando-se a vencer por 2-0 e a dois triunfos da final de conferência.

Jayson Tatum, com 34 pontos, oito ressaltos e seis assistências, foi o líder dos Celtics, secundado por Marcus Smart, que fechou com 19 pontos depois de um inspirado quarto período, em que acertou cinco ‘triplos’.

Kemba Walker esteve desinspirado a lançar, com apenas seis ‘tiros’ de campo marcados, em 18 tentados, mas também apareceu nos momentos decisivos, para acabar com 17 pontos, mais um do que Jaylen Brown. Robert Williams III ‘trouxe’ 11 do banco.

Nos campeões em título, OG Anunoby foi o melhor marcador, com 20 pontos, seguido de Fred VanVleet, com 19, Pascal Siakam e Serge Ibaka, ambos com 17, e Kyle Lowry, com 16.

Os ‘play-offs’ da NBA prosseguem hoje, na ‘bolha’ de Orlando, com o sétimo e decisivo jogo entre Houston Rockets e Oklahoma City Thunder (2h da manhã, SportTV1), para fechar a primeira eliminatória, e o segundo das meias-finais do Este entre Miami Heat e Milwaukee Bucks - os Heat lideram 1-0 (23h30, sem transmissão televisiva em Portugal).

A bolha da NBA ia quebrando Paul George. “Senti ansiedade, um pouco de depressão”

Depois de um início de série frente aos Mavericks para esquecer, o extremo dos Clippers marcou 35 pontos no jogo 5 e foi decisivo para colocar os LA Clippers na frente da eliminatória. A explicação para o mau momento seguiu-se: estar fechado num complexo há dois meses, por muitas atividades extracurriculares que possam existir, pode deitar um jogador abaixo psicologicamente e Paul George é o primeiro a admitir que a sua mente esteve "num lugar negro"