Tribuna Expresso

Perfil

NBA

Há um português a um passo da NBA: Neemias Queta vai estar no 'draft'

Neemias Queta vai estar no próximo 'draft' da NBA, altura em que as equipas escolhem os seus novos jogadores para a época 2021/22

Lusa

David Becker/Getty

Partilhar

O poste português Neemias Queta anunciou hoje nas redes sociais que vai dispensar a sua época de ‘senior’ na Universidade de Utah State e declarar-se para o ‘draft’ de 2021 da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

“Depois de conversas com a minha família e os membros da equipa técnica da Universidade de Utah State, decidi perseguir o meu sonho de jogar na NBA e declaro-me para o ‘draft’ da NBA de 2021”, escreveu o internacional luso na sua conta no Twitter.

Neemias Queta, de 21 anos e 2,13 metros, terminou a época de ‘júnior’, a terceira na NCAA, com médias de 14,9 pontos, com 56% nos lançamentos de campo, 10,1 ressaltos, 3,3 desarmes de lançamento e 2,0 assistências.

O jogador luso foi eleito o melhor jogador e melhor defensor da Conferência Montain West e é um dos quatro finalistas ao prémio Naismith de melhor defensor do ano do basquetebol universitário.

O ex-jogador do Benfica esteve para entrar no ‘draft’ da NBA de 2019, mas acabou por decidir-se pela continuidade no basquetebol universitário e, face à sua evolução, surge em 75.º lugar no ‘ranking’ projetado da ESPN para o ‘draft’, sendo que só são escolhidos 60 jogadores – 30 em cada ronda.

Na sua carreira universitária, Neemias conduziu Utah State aos triunfos na Conferência Montain West em 2019 e 2020. Em 2021, não logrou esse objetivo, mas chegou, ainda assim, ao ‘March Madness’, caindo na primeira ronda, perante Texas Tech.

Na hora da despedida, o jogador português deixou também uma mensagem aos adeptos dos Utah State Aggies. “Quero agradecer a todos vocês pelos três anos mais fantásticos da minha vida. Vindo de Portugal para Utah, com 19 anos, não esperava tudo o que me aconteceu. Dos dois títulos de Montain West aos dois torneios da NCAA, e às amizades para a vida, amei cada minuto”, escreveu Neemias Queta.

O basquetebolista português agradeceu ainda aos treinadores, pelos ensinamentos, à família e aos amigos em Portugal que o apoiaram “desde o primeiro dia”, a todos os companheiros de equipa, que se tornaram seus “irmãos”, e a Deus.

“Aggies para sempre”, rematou Neemias Queta, que está na ‘pole position’ para se tornar o primeiro português a jogar na NBA, o que pode acontecer já em 2021/22, caso seja escolhido por alguma das 30 equipas numa das duas rondas do ‘draft’ de 2021. Se não entrar, poderá, ainda assim, ser contratado posteriormente.

Draft a 29 julho

O 'draft' da liga norte-americana de basquetebol (NBA) vai realizar-se em 29 de julho, uma semana depois de uma possível sétima partida da final dos 'play-offs', anunciou hoje o organismo.

A ordem para as equipas escolherem os jogadores no 'draft' vai ser sorteada em 22 de junho, informou a NBA, com os jogadores interessados em entrar na liga a terem de se candidatar até 30 de maio, podendo desistir até 19 de julho.

  • Os portugueses em busca da NBA e da WNBA: escola americana, sonho europeu
    NBA

    Na semana em que regressa a principal liga de basquetebol norte-americana, a Tribuna Expresso foi à procura dos portugueses que deixaram para trás o país de origem para irem em busca de um sonho que na maioria das vezes culmina com o regresso ao continente de onde partiram. Mas há exceções. No basquetebol universitário norte-americano, Neemias Queta está perto de fazer história e tornar-se o primeiro português a chegar à NBA

  • O que tem Neemias? Físico, “mistério”, personalidade e potencial. Muito potencial
    NBA

    O poste português que esta temporada brilhou na equipa universitária de Utah State declarou-se disponível para o draft da NBA. Mas quais são as hipóteses de Neemias, um rapagão que impressiona pela forma como intercepta lançamentos, ouvir o seu nome no próximo dia 20 de junho? Jeremy Woo e Jeff Goodman, especialistas da "Sports Illustrated" e do "Stadium", acreditam que, sim, chegou a hora de Portugal ter o seu primeiro jogador na NBA