Tribuna Expresso

Perfil

NBA

Mais perto da NBA: Neemias Queta surpreende no Draft Combine

Neemias Queta conseguiu surpreender no Draft Combine, que chegou ao fim no passado domingo, e terminar a semana no grupo de jogadores que poderá ver o seu nome ser chamado mais cedo do que o inicialmente previsto no dia do draft

Rita Meireles

Stacy Revere

Partilhar

Neemias Queta participou na passada semana no Draft Combine, evento anual onde as equipas da NBA avaliam jogadores jovens, vindos do campeonato universitário norte-americano, que poderão integrar as suas equipas. E aquele que poderá tornar-se já em julho no primeiro português a chegar à NBA passou por uma série de entrevistas, jogos de cinco contra cinco, exercícios, medições e exames médicos.

A semana começou com as medidas. Entre os 69 atletas, Neemias Queta é o mais alto com 2,11 metros. O alcance de 2,85 metros em altura que atinge de braços esticados é também o maior, assim como a envergadura de 2,24 metros. Os seus 112 quilogramas colocam-no como o terceiro mais pesado entre o conjunto. Foi logo nesta fase que o português, que com sentido de humor se considerou “sortudo” porque os pais lhe deram “os bons genes”, em declarações a Ben Anderson do website KSL Sports, começou a chamar à atenção.

Seguiu-se o primeiro dia de jogos e Neemias continuou a fazer virar cabeças. O poste terminou o jogo, que a sua equipa ganhou por 94-54, com 15 pontos, oito ressaltos, um desarme de lançamento e um roubo de bola. No final do jogo, Neemias mostrou-se mais confiante em relação ao seu físico e habilidades do que estava em 2019, quando optou por não prosseguir com a candidatura ao draft. O segundo dia de jogos foi um pouco mais discreto, mas ainda assim o jogador somou sete pontos, seis ressaltos, duas assistências e um roubo de bola.

As suas exibições no combine não passaram despercebida a várias equipas. Ao longo do evento, Neemias referiu que falou com elementos dos Los Angeles Lakers, Phoenix Suns, Dallas Mavericks e Portland Trail Blazers. O jornalista Ricardo Brito Reis avançou, na sua conta do Twitter, ainda que os Boston Celtics foram outra das equipas a participar das entrevistas com o jogador.

Das conversas que foi tendo ao longo dos dias, Neemias divulgou alguns dos pedidos que recebeu da parte das equipas: “Jogar forte no lado defensivo, tentar acertar o máximo de lançamentos na área pintada, ressaltar e finalizar junto ao cesto”, disse ao KSL Sports.

O sucesso no combine deixou em aberto a possibilidade de Neemias ser selecionado na primeira ronda, ao contrário da maioria das previsões publicadas até aqui que o colocavam na segunda metade da segunda ronda. A decisão final será tomada no dia 29 de julho.