Tribuna Expresso

Perfil

Keizer, Sousa e os tipos do costume

Partilhar

Primeiro, o título e a foto são do filme de Bryan Singer, de 1995, “The Usual Suspects”. Já vai perceber porquê.

Segundo, a Tribuna 12:45.

Frederico Varandas disse que os jornalistas tinham dito pelo menos 15 nomes de treinadores para substituir o despedido José Peseiro. O número, manifestamente exagerado, aliás, propositadamente exagerado para marcar um ponto de vista, estava distante da realidade: Leonardo Jardim, Aitor Karanka, Jorge Jesus, Paulo Sousa, Miguel Cardoso, Rui Faria, Peter Bosz estiveram nas primeiras páginas, e nos bastidores falou-se ainda em Cesare Prandelli e Mitchel van der Gaag. Ao todo, nove técnicos e nenhum deles estava correto, porque Varandas escolheu o quase anónimo Marcel Keizer para o futebol-champanhe caseiro.

Resumidamente, Keizer é um holandês de 49 anos que gosta de jogar ao ataque e de fazer a pressão em todo o campo; tem a escola do Ajax no sangue e também um despedimento do Ajax no currículo (leia AQUI um pequeno perfil). Ora, e como chegou Varandas a Keizer? Por coleguismo: no Al Jazira, clube a quem o Sporting terá de pagar €600 mil para rescindir contrato, está um jovem médico português chamado João Pedro Araújo que conhece Keizer e os métodos de Keizer. Araújo é amigo de Varandas e será o futuro diretor clínico do Sporting – segundo o presidente, em entrevista ao “Expresso”, Araújo é “melhor médico” do que ele.

Agora, resta saber o dia da apresentação de Keizer, que não deve acontecer nesta segunda-feira, nem provavelmente terça ou quarta-feira. É avisado esperar que o Arsenal-Sporting passe na quinta-feira e, até lá, o interino Tiago Fernandes, filho de Manuel, já prometeu que ia estudar o Özil, o Bellerin, o Ramsey, etcetera. Com Tiago, o Sporting bateu o Santa Clara (2-1) nos Açores, com o regressado Bas Dost a marcar o primeiro golo dos sportinguistas à segunda tentativa de uma conversão de uma caricata grande penalidade.

Com estes três pontos, o Sporting subiu ao terceiro lugar do campeonato (19p), ultrapassando o Benfica (17p) que poderá cair para quinto lugar se o Rio Ave (17p) bater o Nacional (17.º, 5p) neste final de tarde chuvoso.

Evidentemente, vou agora falar de Benfica, que vai em três derrotas consecutivas, duas que se traduzem em seis pontos perdidos na Liga; o último desaire foi absurdo, contra uma equipa que jogou francamente melhor a maior parte do tempo, criou mais oportunidades e fez história. Pela primeira vez, o Moreirense ganhou na Luz.

Rui Vitória está aparentemente seguro, porque lá longe no tempo Luís Filipe Vieira arrependeu-se para sempre de ter atirado Fernando Santos carruagem fora na madrugada de 19 para 20 de agosto de 2007. Mas a coisa não está fácil e desta vez não há desculpas: o Benfica gastou milhões em reforços. Na quarta-feira, o Benfica joga na Liga dos Campeões na Luz com o Ajax e corre o real risco de dar o segundo valente trambolhão seguido nas competições na UEFA. Isso acarreta consequências óbvias: menos dinheiro e a manutenção ad eternum do presidente que só sai do clube quando este “for campeão europeu”.

De volta a Portugal, o SC Braga derrotou o Vitória de Setúbal por 2-1 e os golos foram apontados pelo suspeito do costume: Dyego Sousa, que já leva sete neste campeonato e todos eles de bola corrida. O Braga está em primeiro lugar com os mesmos pontos do FC Porto (21p), que bateu de calcanhar o Marítimo no Funchal. No próximo sábado vão ambos discutir a liderança isolada da Liga. É notável o trabalho de Abel Ferreira.

O que se passou

Além dos jogos de que vos falei, Miguel Oliveira confirmou o segundo lugar no Mundial Moto2 em ano de transição para a MotoGP, um russo chamado Karen surpreendeu Novak Djokovic, a Juventus ganhou novamente com a ajuda de Ronaldo, e Rooney tem um encontro simbólico marcado com a sua história. A seguir, apresentamos a crónica semanal de Bruno Vieira Amaral e as contracrónicas do fim de semana, e também o Casa às Costas com Nelo Vingada.

Projeto de nova liga europeia de futebol exclui clubes portugueses

Documentos secretos revelam como gigantes do futebol, liderados pelo Real Madrid, trabalham em “Superliga” exclusiva. Gianni Infantino negociou em segredo com os donos árabes do PSG e do Manchester City. Como José Luís Arnaut intermediou o maior negócio de sempre da FIFA. Poiares Maduro: “O sistema continua na mesma”

Breve história da brevidade (Bruno Vieira Amaral sobre a condição do interino)

O escritor Bruno Vieira Amaral escreve esta semana sobre o fado do treinador interino: há Chalana, Peseiro e Tiago Fernandes

Vingada, parte I: “O Dani era fabuloso, mas complicado. Fosse onde fosse, ficava tudo maluco com ele. Miúdas, mulheres, era uma loucura”

Tem 65 anos mas, por enquanto, a reforma não faz parte dos planos de Nelo Vingada, o treinador que começou por ser conhecido como o eterno adjunto de Carlos Queiroz, que, aliás, considera um irmão. Mas antes ainda foi jogador do Belenenses, do Atletico, do Sintrense e Vilafranquense e, se não tivesse tirado o curso de Educação Física, muito provavelmente seria hoje piloto de aviões. Nesta primeira parte revela o percurso de vida até tornar-se treinador principal

Este foi um daqueles dias em que Lá em Casa Mando Eu teve vontade de dizer a Marega: "Meu querido, não vales grande coisa, mas és o maior"

Lá em Casa Mando eu viu ainda Casillas salvar o FC Porto na 1.ª parte deste jogo frente ao Marítimo para a 2.ª ser passada com a competência do costume: a pensar na vida, a incentivar os colegas e a pintar as unhas como a Isabel Moreira

Gudelj a entrar na vez de Battaglia? É como responder “Pode ser” à fatídica pergunta “Coca-cola não temos, quer Pepsi?", diz-nos Diogo Faro

No jogo dos leões frente ao Santa Clara, o nosso cronista afeto ao Sporting viu ainda certo argentino colocar a capa de Salvador Acuña para dar a todos os sportinguistas um resto de domingo descansado

Um Azar do Kralj viu João Félix em campo e avisa que estes maus tratos de menores em recintos desportivos são gravíssimos e têm de acabar

Depois do descalabro que o foi a derrota do Benfica frente ao Moreirense, Vasco Mendonça acredita na alta probabilidade da conta de Instagram de Jonas ser pirateada outra vez este fim-de-semana

Zona Mista

“Não é fácil, ao intervalo, as pessoas olharem para a tabela classificativa e verem o Santa Clara com os mesmos pontos que o Benfica”

João Henriques, treinador do Santa Clara claramente insatisfeito com o árbitro

O que aí vem

Segunda-feira
Rio Ave - Nacional (19h, SportTV), Chaves - Aves (21h15)

Terça-Feira
Liga dos Campeões: FC Porto - Lokomotiv (20h, ElevenSports), Estrela Vermelha - Liverpool (17h55), Mónaco - Brugge (17h55), Atlético Madrid - Borussia (20h), Tottenham - PSV (20h), Schalke - Galatasaray (20h), Nápoles - PSG (20h), Inter - Barcelona (20h)

Quarta-feira
Liga dos Campeões: Benfica - Ajax (20h, SportTV1), Valencia - Young Boys (17h55), CSKA - Roma (17h55), Manchester City - Shakthtar (20h), Lyon - Offenheim (20h), Plzen - Real Madrid (20h), Juventus - Manchester United (20h) e Bayern - AEK (20h)

Quinta-feira
Liga Europa: Arsenal - Sporting (20h, SIC), Fenerbançce - Anderlecht (15h50), Astana - Jablonec (15h50), Videoton - PAOK (17h55), D. Kiev - Rennes (17h55), Akhisar - Sevilla (17h55), Spartak Moscovo - Rangers (17h55), Malmö - Sarpsborg (17h55), Rapid Viena - Villarreal (17h55), Racing Genk - Besiktas (17h55), FC Krasnodar - Standard Liège (17h55), Lazio - Marselha (17h55), Apollon - Eintracht (17h55), BATE Borisov - Chelsea (17h55), D. Zagreb - Spartak Trnava (20h), Betis - Milan (20h), Bordéus - Zenit (20h), Ludogorets - AEK Larnaca (20h), Olympiacos - Dudelange (20h), Slavia Praga - Copenhaga (20h), Bayer Leverkusen - Zurique (20h), Vorskla - Qarabag (20h), Rosenborg - Red Bull Salzburg (20h), Celtic - Leipzig (20h)

Sexta-feira
Liga: Moreirense - Portimonense (19h), V. Setúbal - Feirense (21h15).

Sábado
Liga: Aves - Rio Ave (15h30), Belenenses SAD - Boavista (15h30), Nacional - Marítimo (18h), FC Porto - Braga (20h30)

Domingo
Liga: Vitória SC - Santa Clara (15h), Tondela - Benfica (17h30) e Sporting - Chaves (20h)
Premier League: Manchester City - Manchester United (16h30)
Serie A: Milan - Juventus (19h30)

Hoje deu-nos para isto

O Football Leaks está de volta e na passada edição de sábado do Expresso, a grande história gira à volta de Infantino e de como ele conseguiu dar a volta ao Fairplay Financeiro para dar uma ajuda simpática ao Manchester City e ao PSG. Recordar este vídeo da eleição do presidente da FIFA faz-nos pensar que, afinal de contas, a cultura do jeitinho e da corrupção fazem parte da natureza desta organização

“Vamos restaurar a imagem da FIFA e o mundo vai aplaudir-nos e a todos vós. Tem de estar orgulhosos”. Ok. Que venha o seguinte.

Em fevereiro de 2016, Gianni Infantino foi eleito o novo presidente da FIFA após os escândalos impensáveis que tocaram em Blatter e também Platini. Agora, em outubro de 2018, é provável que tudo o que tenha sido dito por Infantino seja recebido com desconfiança e cinismo, sobretudo após as novas revelações do Football Leaks