Tribuna Expresso

Perfil

Os famosos quatro vão a Braga

Partilhar

Serena Taylor

Na Liga, a ordem é FC Porto-Benfica-Sporting de Braga-Sporting. Na Taça de Portugal, Benfica-Sporting e FC Porto-Braga. E, na Taça da Liga, Benfica-FC Porto e Sporting de Braga-Sporting. Seja como e onde for, vira o disco e toca o mesmo: estes quatro clubes são claramente os melhores-barra-mais-poderosos clubes portugueses da atualidade e a verdade é que, em qualquer uma destas competições, qualquer um tem condições para ganhar ao outro, mesmo tendo mais ou menos armas.

A esse propósito, vale a pena ler este interessantísismo texto de Abel Ferreira no site "The Coaches' Voice", no qual o treinador do Sporting de Braga explica como procura, estrategicamente, enganar os adversários mais fortes, como o Benfica "com orçamento de €120 milhões", enquanto os bracarenses se ficam pelos €20 milhões.

A diferença entre um e outro é abissal, e mais ainda quando olhamos para os orçamentos de Chaves, Feirense, Aves e Boavista (que acaba de vender no mercado de janeiro dois dos seus melhores jogadores, Rochinha e David Simão...), só para citar os últimos classificados da Liga. Mesmo o Vitória de Guimarães, que deu tão bem conta de si perante o Benfica, ainda que tenha perdido (duas vezes) por 1-0, acaba por estar um passo atrás dos famosos quatro. A questão tem-se eternizado, mas é cada vez mais premente: não estará na altura de centralizar definitivamente os direitos televisivos em Portugal?

A cada época que passa, os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres, e, assim, será difícil ter uma Liga portuguesa no máximo da sua competitividade - mais ainda quando o 5º classificado da prova, o Belenenses SAD (e o diferendo entre SAD e clube de Belém, que não mereceu nem um 'ai' das entidades responsáveis?), recebe o Tondela, 14º, num batatal no Jamor.

Amanhã começa a final four da Taça da Liga, com os tais famosos quatro, e só podemos esperar que, pelo menos, haja bons espetáculos de futebol para ver.

O que se passou

Já hoje, o FC Porto oficializou a contratação de Manafá e, segundo o espanhol "AS", os portistas também já venderam Militão ao Real Madrid. Bruno de Carvalho estará também implicado no caso Cashball, de acordo com o "Jornal de Notícias". No Open da Austrália, Roger Federer foi eliminado por Tsitsipas.

O exasperado Bruno Fernandes (por Bruno Vieira Amaral)

Bruno Vieira Amaral fala-nos sobre outro Bruno, o Fernandes, cujo talento imenso tem traços de genialidade, mas não é um santo. E que quando desce para pegar na bola quase desde a sua grande área fá-lo com a exasperação evidente de quem lamenta que o futebol não seja um desporto individual

“Vivi na pobreza no Jamor, convivi com o Beckham, jantei com o Cruise e o De Niro em LA, mas guardo roupa suja do pó vermelho de Moçambique”

Na segunda parte da entrevista o atual selecionador de Moçambique relembra os dois anos passados em Los Angeles, o glamour de conviver com estrelas como Tom Cruise ou Denzel Washignton e de como os LA Galaxy souberam tirar dividendos da sua imagem. Abel Xavier confessa ainda como sempre lutou pela união da família e de como é cioso da sua vida privada, apesar de ser uma figura pública. Evita o tema da sua conversão ao islamismo e defende que pratica a religião à sua maneira. Explica o castigo por <em>doping</em> e a sua inocência e, por fim, fala com orgulho do trabalho que tem estado a desenvolver em Moçambique como selecionador, não só no domínio desportivo, como social também

Fábio viveu na rua, foi pedreiro e jogador de futebol. Hoje tem ELA, come por uma sonda, escreve com os pés e treina o Barça de Poá

Diagnosticado há sete anos com esclerose lateral amiotrófica, conhecida pela sigla ELA, Fábio Correia de Melo encontra no futebol a razão de viver. Ex-jogador morou nas ruas, foi nómada durante muitos anos, trabalhou como pedreiro, guarda municipal, músico e fez de tudo um pouco antes de tornar-se presidente do clube que homenageia o gigante da Catalunha. A Tribuna Expresso conversou com o treinador e pessoas próximas ao homem que virou referência no interior de São Paulo. Sem parte dos movimentos, fala com dificuldade, alimenta-se por uma sonda, respira com a ajuda de um aparelho e escreve com os pés. Mas nada foi capaz de parar o brasileiro

Diogo Faro acordou, vestiu-se e ficou em casa sem fazer nada. Diaby acordou, equipou-se e esteve em campo sem fazer nada. Percebem?

O Sporting venceu o Moreirense, por 2-1, na 18ª jornada da Liga, mas Diogo Faro não saiu muito satisfeito de Alvalade, onde foi um simples espectador, como Renan: "Pena que teve azar e esteve a assistir a um jogo de futebol de qualidade tão baixinha que devia dar para pedir ao mundo os minutos que se perdeu a vê-lo"

A reflexão profunda de Um Azar do Kralj: a vida é como André Almeida. Uma jornada alucinante, que tanto desespera como surpreende

O Benfica voltou a vencer em Guimarães, agora para a 18ª jornada da Liga, e Vasco Mendonça viu Rafa a fazer um "excelente aquecimento para a sova que vai dar os laterais do Porto na próxima terça-feira"

Lá em Casa Mando Eu alerta o Real Madrid para a exibição execrável de Militão: "Penioso. Não vale a piena gastariem 50 milhones nisto"

O FC Porto venceu em Chaves, por 4-1, mas Lá em Casa Mando Eu não gostou nada da exibição de Éder Militão, agora lateral direito portista, e diz que o melhor é o Real Madrid não vir a Portugal buscá-lo porque ele já está "completamente acabado", aos 21 anos (que parecem 41 anos)

Zona mista

“Hoje é um dia de felicidade e uma certa tristeza, dia de anunciar que pendurei as chuteiras”

- Lima, ex-jogador do Benfica, arrumou as botas, aos 35 anos

O que aí vem

Segunda-feira, 21

Depois de dar a Supertaça italiana à Juventus, Cristiano Ronaldo volta a entrar em campo com o líder da Serie A, para receber o Chievo (19h30, SportTV1). Antes, o AC Milan, finalista vencido na Supertaça, vai a Genóva defrontar a equipa local (14h, SportTV1). Na SportTV5, continua a cobertura do Mundial de andebol: às 17h, há Suécia-Noruega e às 19h30 há Croácia-Alemanha. Na NBA, há Brooklyn Nets-Sacramento Kings (20h30, SportTV3), Boston Celtics-Miami Heat (23h, SportTV1) e LA Lakers-Golden State Warriors (3h30 da madrugada, SportTV1).

Terça-feira, 22

Antes da Taça da Liga, há Liga Revelação, com os jovens sub-23 do Benfica a receberem o Estoril Praia (18h, BTV). Às 19h45 começa então a final four, com Benfica e FC Porto a defrontarem-se no Municipal de Braga (SportTV1).

Quarta-feira, 23

Depois de conhecido um dos finalistas da Taça da Liga, vai saber-se o outro: Sporting de Braga e Sporting defrontam-se às 19h45 (SportTV1). Para quem prefere outros futebóis, há Burton-Manchester City na SportTV2, também às 19h45, mas tendo em conta que a 1ª mão terminou com um 0-9, não haverá muito para decidir neste jogo. Na Taça do Rei espanhola, às 20h30 (SportTV3), Sevilha e Barcelona defrontam-se na 1ª mão dos quartos de final da prova. No Mundial de andebol, na SportTV5, há Brasil-Islândia (14h30) e França-Croácia (17h). Na NBA, há Toronto Raptors-Sacramento Kings (0h, SportTV2) e Oklahoma City Thunder-Portland Trail Blazers (1h, SportTV1).

Quinta-feira, 24

Há um interessantíssimo Chelsea-Tottenham (19h45, SportTV2), para a Taça da Liga inglesa. O Tottenham venceu por 1-0 na 1ª mão. Há também um Real Madrid-Girona (20h30, SportTV1), para a Taça do Rei. Na NBA, há New Orleans Pelicans-Detroit Pistons (1h, SportTV2) e Philadelphia 76ers-San Antonio Spurs (1h, SportTV1).

Sexta-feira, 25

Da Taça da Liga, os ingleses passam para a Taça de Inglaterra: há Arsenal-Manchester United (19h55, SportTV1), para os 16 avos de final da prova.

Sábado, 26

É dia de final da Taça da Liga portuguesa, às 19h45 (SportTV1). À tarde, há Taça de Inglaterra: City-Burnley (15h, SportTV1) e Shrewsbury-Wolves (15h, SportTV3). Para os madrugadores, há Liga australiana na SportTV: Melbourne Victory-Sydney FC, às 8h50. Em basquetebol, há clássico entre FC Porto e Benfica (15h, Porto Canal). Em voleibol, o Sporting de Espinho recebe o Benfica (15h, SportTV2).

Domingo, 27

Na Serie A, há Lazio-Juventus (19h30, SportTV1); na Liga holandesa, há Feyenoord-Ajax (13h30, SportTV4); e na Taça de Inglaterra há Crystal Palace-Tottenham (16h, SportTV1) e Chelsea-Sheffield Wednesday (18h, SportTV1).

Hoje deu-nos para isto

Abel Ferreira foi jogador do Sporting entre 2005/06 e 2010/11

Abel Ferreira foi jogador do Sporting entre 2005/06 e 2010/11

Icon Sport

A 16 de abril de 2008, Abel Ferreira foi um dos sportinguistas - ao lado de Rui Patrício, Tonel, Grimi, Veloso, Romagnoli, Adrien, Moutinho, Vukcevic, Djaló, Liedson e ainda Gladston, Izmailov e Derlei -, a protagonizar um dos dérbis mais alucinantes dos últimos anos, frente a um Benfica que alinhava com Quim, Maxi, Nélson, Luisão, Leo, Katsouranis, Rui Costa, Petit, Cristián Rodríguez, Di María, Nuno Gomes e ainda Sepsi e Cardozo. A equipa de Fernando Chalana começou a ganhar, 2-0, mas a equipa de Paulo Bento acabou por dar a volta, ganhando por 5-3 e passando à final da Taça de Portugal. Que haja mais jogos assim, em Braga, para a Taça da Liga.

Um dérbi louco

Em 2008, na Taça de Portugal, Sporting e Benfica protagonizaram um dérbi louco, que terminou com um resultado inesperado: 5-3. Recorde os golos de então