A geração CR7 & alli
Partilhar
09.11.2020

VI-Images
A Geração de Ouro, aquela que nasceu dos campeonatos de Riade e de Lisboa, tem um lugarzinho reservado na minha geração: tenho 40 anos, não vi o Mundial de 1966 e quando aconteceu o Europeu de 1984 era novo demais para dizer, hoje, que me recordo de Chalana e companhia - as falsas memórias que trago dessa competição foram construídas depois, com vídeos, conversas e artigos.
Durante muitos anos, aquele grupo de jogadores formidáveis - Figo, Rui Costa, João Vieira Pinto, Fernando Couto, Paulo Sousa - estabeleceu um padrão de qualidade sustentado num fenómeno de geração espontânea que julgávamos impossível no nosso futebol, tão atrasado nas mentalidades, nas infraestruturas e nos procedimentos. Não nos podemos esquecer que Saltillo acontecera apenas três anos antes dos golos de Abel Silva e de Jorge Couto nos transformarem para sempre.
Depois, veio o Euro1996 e sobretudo o Euro2000, onde Portugal derrotou a Inglaterra e a Roménia, humilhou a Alemanha, ultrapassou a Turquia e perdeu contra a poderosíssima França nas meias-finais. A Geração de Ouro não saiu inteiramente vingada da Holanda e da Bélgica, mas foi a este campeonato que os seguintes seriam comparados por quem nasceu nos finais dos anos 70. E isto inclui o Euro2004 e o Mundial2006, em que Portugal chegou igualmente longe, e também o Euro2016, que resultou naquilo que sabemos.
Mas para nós, em nenhum destes a Seleção jogou tão bem como em 2000, mesmo com Cristiano Ronaldo. Obviamente, eu e os meus amigos admitimos opiniões diferentes, mas não as levamos assim tanto em consideração.
Por outro lado, há algo em que estamos razoavelmente de acordo: é possível - reparem, possível - que o que aí vem possa substituir um mito por outro.
Chamemos-lhe: Geração CR7 & alli
Há portugueses indiscutíveis, titulares ou bastante utilizados nos clubes das ligas mais competitivas da Europa - e alguns deles até estão nos melhores clubes dessas ligas. Nomeando-os aleatoriamente, estamos assim: Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), João Félix (Atlético de Madrid), Diogo Jota (Liverpool), Trincão (Barcelona), Cancelo (Manchester City), Rúben Dias (Manchester City), Raphaël Guerreiro (Borussia de Dortmund) e Danilo (Paris Saint-Germain).
E ainda temos a entourage Wolverhampton (Rui Patrício, Nelson Semedo, Pedro Neto e João Moutinho), William Carvalho (Bétis) e Renato Sanches Lille). E o magnético Cristiano Ronaldo, que já se cruzou com muita gente anteriormente, mas que mantém uma taxa de eficácia assustadora, correndo para se transformar no maior goleador da história do futebol.
Portugal tem o que americanos consideram ser o full package: os jogadores certos nos lugares certos, uma Federação profissionalizada como poucas, política e financeiramente estável e com os contactos necessários na UEFA e na FIFA. Num plano abstrato, é legítimo pensar em ganhar a Liga das Nações e depois o Euro2021? Sim. Mas também o é pedindo que se jogue bem, porque há um legado que pode ser construído em cima de tudo isto.
E os legados sobrevivem no tempo.
O QUE AÍ VEM
Havia uma justificação para o que foi em cima escrito: Portugal joga com a frágil Andorra e a seguir enfrenta França, em casa, para a Liga das Nações. O futebol nacional pára um bocadinho, mas há muitos jogos internacionais para seguir.
Segunda-feira, 9
O (despromovido na secretaria) V. Setúbal recebe o Pinhalnovense, no Campeonato de Portugal, às 20h, no 11
Terça-feira, 10
Sendo semana de seleções, não há competições europeias, mas há Liga Revelação: Boavista-V. Guimarães, 17h, no 11.
Quarta-feira, 11
Começam a jogar as seleções: Portugal recebe Andorra, em amigável, às 19h45 (RTP1). Também em amigável, destaque para o Holanda-Espanha (19h45, SportTV). À tarde, na Liga BPI feminina, há jogo grande entre Braga e Famalicão, líderes da série Norte, às 15h no 11.
Quinta-feira, 12
Há muito mais jogos de seleções, com destaque para a seleção sub-21, que recebe a Bielorrússia, na qualificação para o Euro, às 19h30, no 11. Às 20h, Inglaterra-Irlanda no Norte, em amigável.
Sexta-feira, 13
Destaque para os jogos do outro lado do Atlântico: Argentina-Paraguai, à meia-noite; e Colômbia-Uruguai, às 20h30, ambos de qualificação para o Mundial.
Sábado, 14
À meia-noite e trinta, Brasil-Venezuela, também em qualificação para o Mundial. Já na Liga das Nações, há Portugal-França, às 19h45 (RTP1), à mesma hora do Alemanha-Ucrânia (SportTV). Na Liga BPI feminina, é dia de dérbi entre Benfica e Sporting, às 14h, no 11.
Domingo, 15
Mais um dia recheado de jogos de seleções, com destaque para o Portugal-Chipre de sub-21, às 19h30, no 11. Nos graúdos, às 19h45, há Dinamarca-Islândia e Itália-Polónia.
ZONA MISTA
“Em todo o lado são cinco substituições, mas aqui acreditamos que somos pessoas mais especiais. Não protegemos os jogadores e é por isso que é um desastre. Exigirei, se as pessoas permitirem, que voltemos às cinco substituições” Pep Guardiola, mas tanto ele como Klopp criticaram o facto de a Premier League ser a única liga que manteve o limite de três substituições, mesmo com o calendário apertado de jogos
O QUE SE PASSOU
O Sporting está na liderança isolada do campeonato depois de destroçar o Vitória Sport Clube; o FC Porto bateu o Portimonense em casa e o Benfica perdeu com o Braga na Luz. À margem disto, Benfica, Santa Clara e Sporting foram alvos de buscas da Polícia Judiciária, por motivos diferentes.
PJ faz buscas no Benfica e no Santa Clara por suspeitas de corrupção desportiva. Benfica confirma diligências
PGR confirma buscas a clubes: “recebimento indevido de vantagem, corrupção ativa e passiva, fraude fiscal, branqueamento”
Os golos de Pote não têm arabescos, nem cornucópias, nem rodriguinhos, seguem apenas o caminho natural
Benfica e uma defesa em recolher obrigatório
👀 Otamendi: Fazei-me justiça, ó Deus, e defende a minha causa contra um povo infiel; livra-me dos homens traidores e perversos. Salmos 43:1
A melhor cara do FC Porto é a cara de Sérgio Oliveira
Lá em Casa Mando Eu viu o olhar fulminante de Conceição a Uribe e prevê que este seja de novo castigado por violenta expressão oftalmológica
Liverpool empata com o City, Mourinho foi líder durante horas, Leicester comanda a Premier League
Depois de ganhar ao Everton, Rashford recebeu a chamada que desejava: a do primeiro-ministro, a anunciar apoios a 1,7 milhões de crianças
Diogo Faro viu Coates passear-se nas calmas no relvado como quem joga golfe enquanto ignora que acabou de perder as eleições presidenciais
O Colégio Eleitoral do Sporting escolheu o presidente Pedro Gonçalves
HOJE DEU-NOS PARA ISTO