Tribuna Expresso

Perfil

FC Porto

Conceição: “É sempre bom ter treinadores como o senhor Keizer, que vem para aqui trazer coisas novas ao futebol português, isso é de louvar”

Em antevisão ao clássico de sábado, Sérgio Conceição falou de Marcel Keizer, dos treinadores portugueses, dos horários dos jogos e dos rivais

Tribuna Expresso

MIGUEL RIOPA

Partilhar

O "novo" Sporting de Marcel Keizer

"Tenho um respeito muito grande pelo José Peseiro e a equipa estava bem colocada no campeonato, não era um ambiente fácil, com tudo à volta do treinador do Sporting, por todas as razões que sabemos. Com o novo presidente e com novo treinador, o Sporting ganhou alguma tranquilidade. Há coisas diferentes na dinâmica da equipa e são fáceis de observar e descortinar para nós. Penso que está a ser positivo o trajeto deste treinador, sabendo que o campeonato português é competitivo e não é fácil, independentemente da escola de um treiandor, seja qual for. Estivemos recentemente numa reunião de treinadores na FPF, como sabem, e foi muito bom. É sempre bom ter treinadores como o senhor Keizer, que vem para aqui trazer coisas novas ao futebol português, isso é de louvar. Mas gostei de ter tantos treinadores portugueses à minha volta, estamos cada vez melhores na formação de treinadores.Penso que foi o Couceiro que disse esta frase: o treinador português mesmo não tendo condições, porque há clubes que não tem tantas condições para as várias equipas, é capaz de treinar num pequeno retângulo e conseguir equipas competitivas. O treinador português, é criativo, é taticamente forte. Mas digo isto respeitnado sempre os estrangeiros de qualidade que vêm para o futebol português, como o Erikson, que tive como treinador na Lazio, e que foi alguém importante quando veio para o Benfica."

O horário do clássico, que começa às 15h30

"Desde já os meus parabéns a quem escolheu este horário porque faz bem ao futebol. Haverá muita gente que vai levar as famílias ao estádio. A prova é que os bilhetes em duas ou três horas esgotaram. É importante os espetáculos serem a esta hora. Nós também já tivemos um jogo a esta hora, com o estadio totalmente cheio. Foi algo discutido por nós na reunião de treinadores. Prefiro ter um estádio cheio de gente, porque é extramente motivante para quem joga. É um horario que permite às pessoas irem ao estádio com a família, como acontecia antigamente."

Bruno Fernandes

"É um jogador importante dentro da dinâmica do Sporting. Em primeiro lugar é um jogador com qualidade e, dentro daquilo que é a nova dinâmica do Sporting, é importante, como outros do setor intermédio. É um jogador muito inteligente que depois tem outras características boas, como rematar bem de fora da área."

Benfica é o rival mas tem sido difícil para o FC Porto ganhar em Alvalade

"Penso que é uma coincidência. O Sporting tem feito grandes jogos contra o FC Porto na sua casa. Não devemos esquecer que o Sporting não perde em casa desde maio, contra o Belenenses, 1-3. São estatísticas, faz parte, mas não ligo muito a isso".

Imaginava ter tantos pontos de vantagem nesta altura do campeonato

"Nós trabalhamos diariamente para conseguir ganhar o próximo jogo. Não é uma questão de imaginar, nós vivemos no imediato, no momento, não tanto a médio prazo. Depois do Sporting haverá o Leixões para Taça de Portugal e assim sucessivamente. As equipas passam por ciclos diferentes, depois deste jogo ainda há, deixe-me fazer as contas, 51 pontos em disputa. Portanto ainda há muito jogo para disputar. Não ficamos muito excitados com esta vantagem. O FC porto está habituado a estar no primeiro lugar, não é nada de especial. Sabemos que é um jogo importante para o rival, fica a 11 pontos se perder. Penso que não sentem a pressão por isso. É importante para eles e para nós, que queremos aumentar a vantagem para um rival direto. O Braga ontem perdeu dois pontos, ou ganhou um, depende da perspetiva. No fim fazem-se as contas. Estive atento à antevisão do Braga-Portimonse, em que o Abel disse que queriam já atribuir o título, mas da minha boca não ouviram nada disso, nem penso isso".