Tribuna Expresso

Perfil

Revista de Imprensa

Foi bem anulado o golo de João Félix? E o de Diaby? Vlachodimos fez penálti sobre Bas Dost? O que dizem os especialistas

Num jogo muito complicado, o juiz da partida, Artur Soares Dias, teve uma exibição de luxo. “Felizmente para o futebol, as coisas correram quase de forma quase perfeita”, escreve Duarte Gomes, especialista em arbitragem, na “Bola” esta segunda-feira

Expresso

Gualter Fatia

Partilhar

Se há clássicos polémicos, há também dérbis quase imaculados, em que a arbitragem passa como um detalhe exterior ao resultado final do encontro. O Benfica ganhou ontem ao Sporting por 4-2. Num jogo muito complicado, com muitos lances dúbios, o juiz da partida, Artur Soares Dias, teve uma exibição de luxo. “Felizmente para o futebol, e sobretudo para o setor, as coisas correram quase de forma quase perfeita”, escreve Duarte Gomes, especialista em arbitragem, na “Bola” esta segunda-feira.

Minuto 22. Foi bem anulado o golo de João Félix, por falta anterior sobre Wendel?

“João Félix carregou Wendel (a dois tempos), antes de marcar golo. O árbitro não se apercebeu da infração, mas o VAR viu e deu a melhor colaboração”, aponta Duarte Gomes.

Já Fortunato Azevedo, um dos três especialistas em arbitragem do “Jogo”, defende que o golo foi mal anulado. “Wendel, com uma entrada negligente, faz falta, que teria de ser punida. Não o fazendo, o árbitro deveria ter deixado prosseguir o lance e validar o golo”, escreve.

Minuto 79. Bem anulado o golo de Diaby, por fora de jogo?

“Diaby estava ligeiramente adiantado no momento em que Jefferson cruzou, da esquerda. Lance na queima, que deixou dúvidas ao árbitro assistente (talvez por isso nada tenha assinalado), mas que depois foi bem anulado por indicação oportuna de João Pinheiro”, escreve Duarte Gomes na “Bola”.

Os três especialistas do “Jogo” também apontam no mesmo sentido. “Posição de Diaby com o pé para além do penúltimo defensor, mais notória que a de Rafa na meia-final da Taça da Liga. Agora sim, positivo”, defende Jorge Coroado.

Minuto 82. Vlachodimos comete penálti sobre Bas Dost?

“Soares Dias considerou casual/fortuito jogada que as imagens, vistam ao pormenor, mostrara ser faltosa. De facto e apesar do lance ser atípico, Vlachodimos usou o braço pra derrubar Bas Dost. A infração foi bem detectada, tal como a sugestão de exibir o vermelho direto”, escreve Duarte Gomes.

“Penálti e cartão vermelho, duas boas decisões que Soares Dias foi ver na imagens do VAR”, aponta José Leirós.