Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Revista de Imprensa

“Mourinho era uma pessoa de ideias fixas e egoísta, mas os grandes treinadores são assim”

Depois de ter feito parte do célebre grupo dos 'bebés' de Alex Ferguson (com Beckham, Scholes, Giggs e os Neville), Nicky Butt foi responsável pela formação do Manchester United. Na altura, José Mourinho treinava a equipa principal e cruzou-se muitas vezes com Butt, que recorda alguns desses encontros

Tribuna Expresso

Mourinho, com Silvino e Nicky Butt

Matthew Lewis

Partilhar

Numa entrevista ao “The Athletic”, Nicky Butt fez um balanço de todos os treinadores com quem trabalhou no clube. Na verdade, não são muitos. Enquanto jogador, Butt conheceu apenas um: Sir Alex Ferguson. Terminada a carreira, o antigo médio assumiu a liderança da formação do Manchester United. Nessa altura, sim, os treinadores sucederam-se e quase se pode dizer que caíram como peças de dominó.

Um desses técnicos foi José Mourinho. “Quando ele chegou, (…) falava comigo todas as manhãs ao pequeno-almoço, perguntava-me sobre os jovens, era sempre muito acessível”. No entanto, Butt admite: “Era uma pessoa de ideias fixas e egoísta, mas (…) os grandes treinadores são assim”.

Nicky Butt confirma o carisma do português. “Quando ele entrava na sala, sabias quem mandava ali,” explica o antigo jogador, acrescentando: “Foi sempre muito acessível comigo”.

Aparentemente, Mourinho tinha uma espécie de obsessão por um jogador da academia do clube. Era um jovem de 15 anos que o técnico queria, à força toda, a treinar com a equipa principal. Butt teve de lhe lembrar várias vezes que as regras não permitiam que um jogador tão jovem subisse ao plantel principal. Mourinho tinha razão ao prever um futuro brilhante para esse miúdo.

Mason Greenwood é uma das estrelas da equipa hoje em dia.

Mourinho pode não ter tido Greenwood, mas Nicky Butt, para o calar, enviou outro jovem talento para os treinos da equipa principal. Foi assim que o treinador português conheceu Scott McTominay. “Assim que ele se mostrou, o José nunca mais o deixou voltar”.

  • “Aposto que o Ronaldo vai ser treinador do Manchester United em 18 meses”
    Futebol internacional

    Tim Sherwood, antigo treinador do Tottenham, diz que ver Cristiano Ronaldo na linha lateral ao lado de Solskjaer a dar indicações aos colegas é uma visão do futuro: caso o treinador norueguês não vença nada pelo Man. United nos próximos meses, o português poderá ser o seu substituto. Sherwood diz ainda que acredita que Ronaldo tem todas as condições para ser o melhor marcador da Premier League esta temporada