Tribuna Expresso

Perfil

Ronaldo

Em direto. Ronaldo na Juventus: “Foi uma decisão fácil. Gosto de desafios, não gosto de estar cómodo: quero fazer história”

Velho, ele? Nem pensar: há um novo Cristiano Ronaldo, "rejuvenescido" e "confiante", em Turim. O novo 7 do campeão italiano disse que aceitou o convite porque se sentiu "valorizado" e porque gosta de "desafios" - e até desvalorizou a Bola de Ouro: o que interessa é ganhar troféus com a Juventus. Eis o direto da Tribuna Expresso da apresentação de Ronaldo na Juve, que teve cerca de uma dezena de perguntas e durou pouco mais de 20 minutos

Mariana Cabral e Pedro Candeias

DR

Partilhar

17h58: "Ciao", diz Ronaldo, ao sair da sala. Está feito. Agora Cristiano estará de férias até dia 30, como revelou o próprio, e irá então perder os amigáveis da Juventus contra Bayern de Munique (26 de julho), Benfica (28 de julho) e... Real Madrid (4 de agosto). A estreia, em princípio, acontecerá no dia 12 de agosto, já no primeiro jogo oficial da equipa: a Supertaça italiana, contra o AC Milan.

17h56: Termina a conferência de imprensa de Cristiano Ronaldo. O jogador tira agora várias fotografias com o presidente da Juventus.

17h55: Ronaldo é questionado sobre Benatia, novo colega de equipa: "Deu-me umas porradinhas no Mundial [risos], mas faz parte. Defendeu as cores de Marrocos e eu de Portugal. Vou tê-lo como companheiro, o que quer dizer que levo menos porradinhas. É um excelente jogador."

17h53: "Não tenho rivalidades contra jogadores. Isso não é a minha ética de vida. O meu grande desafio é tentar ser o mais regular possível. Foi um desafio bonito com o Messi, foi interessante, mas não via como rivalidade, cada um defende as suas cores, como aqui haverá jogadores do Nápoles, do Milan... No fim veremos quem é o melhor."

17h51: "Volto a dizer que é um grande desafio na minha vida. Gosto de ser um exemplo para todos dentro e fora de campo, farei o mesmo, não irei mudar. Será um momento bonito na minha carreira. Espero que nestas quatro temporadas consiga dar muitas alegrias aos tiffosi".

17h48: "A Bola de Ouro já não é uma obsessão. Pensei sempre ganhar uma Bola, mas não pensava ganhar duas ou três, quanto mais cinco. Mas já não é uma obsessão. Nunca se sabe. Poderei consegui-lo, se as coisas correrem bem, mas não é algo que me tire o sono.

A Juventus deu-me uma grande oportunidade. Sinto-me grato por me valorizarem. É um passo à frente na minha carreira e sinto-me muito honrado. Espero que conquistemos coisas juntos."

17h47: Aos 37 anos, quando terminar o contrato com a Juventus, Ronaldo poderá ir para o Sporting? "Isso era sinal de que eu estava bem fisicamente. Obviamente o Sporting é uma equipa pela qual tenho muito carinho. Mas eu não vim para Turim passar férias. Vocês referem sempre a idade e vou tentar surpreender-vos mais uma vez".

Cristiano Ronaldo garantiu esta segunda-feira que não foi para Turim para "tirar férias", mas sim para "triunfar na Juventus". O internacional português quer deixar a sua marca no clube italiano e, apesar da idade, espera voltar a surpreender

17h46: "Vou começar a treinar no dia 30 e obviamente o que quero é começar a Liga, no dia 12."

17h45: A Juventus foi o único clube a tentar contratar Ronaldo? "Sim", diz o português, entre risos.

17h44: "Boa sorte na Juventus", começa por dizer Judite de Sousa, jornalista portuguesa da TVI, que pergunta a Ronaldo se na noite da final da Liga dos Campeões já sabia que ia jogar em Itália. "Não me passava pela cabeça", respondeu Cristiano. "Sinto-me contente e honrado por este clube apostar em mim, apesar de eu ter 23, ah desculpa, 33 anos", graceja.

17h42: "O momento do pontapé de bicicleta foi especial, foi muito bonito. Tenho de agradecer aos adeptos. Tentarei dar resposta dentro do campo. Agradeço a todas as pessoas que estiveram aqui a apoiar-me e no aeroporto também."

17h41: "Vamos lutar por todos os troféus. A Champions é uma competição muito difícil de ganhar. A Juventus esteve perto nos últimos anos, mas não ganhou, porque as finais são sempre uma incógnita."

17h40: A confiança habitual de Ronaldo: "Como já disse, gosto de desafios: sei que é uma liga difícil, tática, mas gosto de experimentar coisas novas. Sei que vai ser difícil. Nunca consegui nada sentado em casa ou debaixo de uma bananeira. Estou confiante no meu futebol e nos meus companheiros da Juventus. Irei dar o meu melhor. Tenho de estar tranquilo".

17h37: Agora Ronaldo fala em espanhol, para responder a um jornalista espanhol: "Gostei muito de estar no Real, mas esta já é uma nova etapa, a anterior já acabou. Parece que estou novamente a começar a carreira, estou muito feliz. Quero mostrar aos italianos que sou um jogador top. Os números não enganam, assim como tudo o que fiz pelo futebol. Mas gosto de desafios, não gosto de estar cómodo: quero fazer história na Juve."

17h36: "Há jogadores com a minha idade que vão para a China, para o Qatar, com todo o respeito... Sinto-me rejuvenescido. Vai ser uma etapa bonita aqui e na seleção nacional também."

17h33: As primeiras palavras de Ronaldo, que responde em português: "Foi fácil, foi uma decisão fácil, vendo o poderio que tem a Juventus. É uma das melhores equipas do mundo. É uma decisão que vem ao longo do tempo. Sempre dizia aos meus companheiros que era um clube que gostava de jogar desde miúdo. Foi um passo importante na minha carreira. Um clube que está habituado a ganhar. Foi uma decisão fácil.

Sou uma pessoa que gosta de pensar no presente. Disfruto de jogar futebol. Sempre gostei de desafios. Foi o que me aconteceu desde jovem, Nacional, Sporting, Manchester, Real Madrid e Juventus. Tem sido uma carreira de sonho. Estou muito preparado e confiante."

Questionado sobre o motivo pelo qual deixou o Real Madrid e foi para Juventus, Cristiano Ronaldo disse que foi "uma decisão fácil" e que foi um grande passo na sua carreira. As declarações do internacional português foram feitas esta segunda-feira, durante a conferência de imprensa de apresentação do jogador

17h32: Ronaldo acaba de entrar na sala, vestido com um fato da Juventus.

17h30: Jorge Mendes, empresário de Ronaldo, acaba de entrar na sala, juntamente com a família de Ronaldo, assim como o amigo Ricardo Regufe, da Nike. Cristianinho já veste uma camisola de Ronaldo.

17h25: A Juventus já fez saber que a apresentação está ligeiramente atrasada: irá começar apenas às 17h40.

17h19: Em dia de Ronaldo, voltemos ao Mundial: o jornalista italiano Tancredi Palmeri (que contou à Tribuna Expresso toda a história da transferência de Cristiano) diz que, depois de ver a França sagrar-se campeã do mundo, o feito de Portugal e de Ronaldo no Euro 2016 ainda deve ser mais louvado. A Tribuna Expresso está, como não podia deixar de ser, de acordo, e aproveita para mandar cumprimentos a Eder.

17h08: É esta a sala em que irá decorrer a apresentação de Ronaldo, a partir das 17h30.

Convenhamos que será uma apresentação bem diferente daquela que Ronaldo teve no Real Madrid, em 2009.

16h59: Enquanto não chega a hora 'C', não vale a pena estarmos a repetir pela milésima vez os muitos prémios e recordes de Ronaldo. Sendo a Tribuna Expresso um site (e daqueles bem modernos, upa, upa), vamos recorrer ao que mais interessa aos internautas: gatinhos. No caso, o de Ronaldo. Digam lá que isto não é tempo bem passado.

Instagram

16h45: Ronaldo é Ronaldo, e isso quer dizer que Ronaldo quer ser sempre o centro das atenções: chegou a Turim domingo à tarde, à mesma hora a que se disputava a final do Mundial, e esta segunda-feira, quando se esperava que o assunto do dia fosse, precisamente, Mundial 2018... é Ronaldo, porque Ronaldo será apresentado. Isto tudo para dizer que aqui vai um pouco de Mundial: Kylian Mbappé, o melhor jovem da prova (o internacional francês do PSG ainda tem 19 anos), quando era pequeno, tinha como ídolo... Ronaldo, claro.

16h24: De Laurentiis, presidente do Nápoles, disse hoje que Ronaldo esteve a um passo do seu clube, mas que houve várias condicionantes que obstaram ao negócio. O contacto com Jorge Mendes começou com a possibilidade de Rui Patrício poder entrar em Nápoles, mas “a situação diretiva do Sporting obrigou-nos a retirar do negócio. E foi então que Mendes nos propôs Ronaldo”. Só que, como de facto veio a acontecer com a Juventus, esta transferência representaria 350 milhões. “Um sacrifício destes traria consequências para o resto da equipa. Passámos de um orçamento de €30 milhões para €120 milhões... E eu já me lamentei do facto de usarmos pouco alguns jogadores - se fosse buscar Ronaldo, teria de o pôr a jogar sempre. Seja como for, parabéns à Juve e que Ronaldo seja bem-vindo. Ele é o sal e a pimenta para o nosso campeonato."

16h16: Ronaldo já anda a conhecer a nova casa: cumprimentou o novo treinador, Massimiliano Allegri, assim como alguns dos novos colegas. Eis o que Allegri disse quando o clube contratou CR7: "Cristiano representa um salto de qualidade para a equipa e para todos". Pudera, Ronaldo é o único jogador da história do futebol com cinco Champions (2007/08 com o Manchester United; e 2013/14, 2015/16, 2016/17, 2017/18 com o Real Madrid) - a Juve conquistou "só" conquistou duas (1984/85 e 1995/96).

16h12: Depois dos exames médicos realizados de manhã, Ronaldo já está novamente no estádio Allianz (depois de mudar de roupa, claro), para ser apresentado às 17h30. A apresentação não será aberta ao público, mas há centenas de adeptos no local, a gritar "Cristiano".

16h10: Boa tarde. Hoje, como se sabe, está tudo a pensar no mesmo: n̶o̶ ̶b̶a̶l̶a̶n̶ç̶o̶ ̶d̶o̶ ̶M̶u̶n̶d̶i̶a̶l̶ ̶2̶0̶1̶8̶ na apresentação de Cristiano Ronaldo como jogador da Juventus. O #CR7DAY, como a conta da Juventus no Twitter apelidou o dia, começou bem cedo, com o internacional português de 33 anos a fazer os habituais testes médicos. A apresentação propriamente dita está marcada para as 17h30, no auditório do estádio Allianz. Entretanto fique com as primeiras imagens de Ronaldo em Turim.

1 / 17

Daniele Badolato - Juventus FC

2 / 17

Daniele Badolato - Juventus FC

3 / 17

Daniele Badolato - Juventus FC

4 / 17

Daniele Badolato - Juventus FC

5 / 17

MIGUEL MEDINA

6 / 17

MIGUEL MEDINA

7 / 17

Mauro Ujetto

8 / 17

MIGUEL MEDINA

9 / 17

MIGUEL MEDINA

10 / 17

MIGUEL MEDINA

11 / 17

Daniele Badolato - Juventus FC

12 / 17

MIGUEL MEDINA

13 / 17

Daniele Badolato - Juventus FC

14 / 17

Daniele Badolato - Juventus FC

15 / 17

Daniele Badolato - Juventus FC

16 / 17

Daniele Badolato - Juventus FC

17 / 17

Daniele Badolato - Juventus FC