Tribuna Expresso

Perfil

Ronaldo

“Ele é o mais forte de todos a nível mental. Põe as coisas na cabeça e tem uma lucidez incrível”

Para o o treinador da Juventus, Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimović são muito parecidos: querem sempre ganhar.

Inês Gastão Alexandre

Vá, venham, que Turim é simpática e há um montão de coisas para ganhar

Nicolò Campo

Partilhar

Depois de nove anos ao serviço do Real Madrid e a ganhar todos os troféus que podia ganhar, Cristiano Ronaldo tomou a decisão de, no verão passado, se mudar para Itália e vestir a camisola da Juventus. Com 34 anos, o internacional português continua a impor a si próprio novas metas a alcançar, e quem o diz é Massimiliano Allegri, atual treinador da Juventus.

“Ele é o mais forte de todos a nível mental. Todos os dias encontra objetivos pessoais, porque está sempre em busca deles. E é muito difícil para um jogador que ganhou o que ele ganhou aos 34 anos, conseguir ter metas. Nesse aspeto não há igual, põe as coisas na cabeça e tem uma lucidez incrível. Temos todos de aprender com ele", afirma o técnico da Juventus.

Segundo o jornal italiano Tuttosport, Allegri relembrou ainda um jogador que já treinou enquanto estava no comando técnico do AC Milan nas épocas de 2010/11 e 2011/12. O técnico da Juventus comparou Cristiano Ronaldo com Zlatan Ibrahimović, o sueco que joga pelos LA Galaxy, e explicou o porquê dessas parecenças: “Aos sábados de manhã, a terminar o treino, fazemos um pequeno jogo. Ele diverte-se, mas a diversão dele passa por ganhar esse jogo. Como acontecia com o Ibra, já lhe expliquei [ao Ronaldo], que nem todos são como ele. Nesse aspeto, é um maníaco e também é por isso que é diferente dos outros. No Milan tinha o Ibra, que ficava zangado todos os dias porque perdia uma bola. Eu dizia-lhe que se todos fossem tão bons como ele não haveria problema. Eu disse-lhe que ele tinha de ser disponível para os outros, mesmo que ele queira sempre fazer o melhor. O menos bom não chega ao nível do bom, então o bom deve ter a humildade de não humilhar o menos bom. É verdade que tanto no futebol como em tudo, o Ronaldo é muito bom”, diz Allegri.

Cristiano Ronaldo este ano já venceu pela Juventus um campeonato, e uma Supertaça italiana. Até agora é o terceiro melhor marcador da liga em Itália com 21 golos, menos um que Duván Zapata, da Atalanta, com 22 golos, e menos cinco que o melhor marcador da Liga Italiana, Fabio Quagliarella, jogador do Sampdoria, com 26 golos.