Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

O Euro 2020 começa hoje: em que grupo fica Portugal?

A seleção nacional, campeã europeia em título, sabe este sábado quem apanhará pela frente no Euro2020. O sorteio começa às 17h e terá acompanhamento em direto, aqui, na Tribuna Expresso

Lusa e Tribuna Expresso

MIGUEL A. LOPES / Lusa / EPA

Partilhar

Portugal, atual detentor do título, conhece hoje os primeiros adversários da fase final do Euro2020 de futebol, no sorteio que se realiza em Bucareste, uma das 12 cidades-sede da competição.

Ao falhar a conquista do grupo B de apuramento, que acabou por ser ganho pela Ucrânia, e ao ser apenas o terceiro melhor segundo dos 10 grupos, a seleção nacional caiu para o terceiro pote e, antes do sorteio, já sabe que tem uma alta probabilidade de encontrar, pelo menos, um dos favoritos logo na primeira fase.

Itália, Inglaterra, Alemanha, Espanha e Ucrânia compõem os possíveis adversários do Pote 1, enquanto já é certo que a Bélgica não irá defrontar Portugal na fase de grupos.

Além de serem considerados 'tubarões' do futebol europeu, italianos, ingleses, alemães e espanhóis terão ainda a vantagem teórica de atuarem em casa nos jogos da fase de grupos, por terem cidades-sede da competição (Roma, Londres, Munique e Bilbau, respetivamente)

Devido às regras do sorteio, com todos os países com cidade-sede a jogarem em casa e com Rússia e Ucrânia a não poderem defrontar-se, por questões diplomáticas, Portugal sabe que não vai calhar no grupo B, bno qual já estão Bélgica (Pote 1), Rússia (Pote 2) e Dinamarca (Pote 3), num agrupamento que será disputado em São Petersburgo e em Copenhaga.

Pelas mesmas razões, o grupo C, que irá decorrer em Amesterdão e em Bucareste, será composto por Ucrânia e Holanda (Pote 2), mas neste caso com Portugal a poder ser sorteado.

Se o primeiro pote mete 'respeito', o segundo não fica muito atrás, com a França, atual campeã mundial, a ser o nome mais sonante, seguindo-se a Croácia, vice-campeã mundial. Polónia e Suíça parecem ser adversários mais 'simpáticos', sobretudo os helvéticos, que são de boa memória recente para os campeões europeus.

Como exemplo, e se o sorteio for 'cruel', logo na fase de grupos, os campeões europeus podem 'apanhar' Alemanha e França, dois rivais históricos de péssima memória, ainda mais com os gauleses a quererem 'vingar' a derrota na final do Euro2016.

Por partilharem o Pote 3, é certo que Turquia, Áustria, Suécia e República Checa não vão ser, para já, adversários da equipa de Fernando Santos.

No Pote 4, estão País de Gales e a Finlândia e mais as quatro seleções qualificadas via 'play-offs', que serão decididos em 31 de março do próximo ano.

O sorteio está agendado para as 17:00 (19:00 locais), na Romexpo, na capital romena.

A fase final realiza-se de 12 de junho a 12 de julho, em 12 cidades, de 12 países, com arranque no Estádio Olímpico de Roma e fase final no Estádio de Wembley, em Londres, que será palco das meias-finais e da final.

- Potes para o sorteio da fase final do Euro2020:

Pote 1

Bélgica

Itália

Inglaterra

Alemanha

Espanha

Ucrânia

Pote 2

França

Polónia

Suíça

Croácia

Holanda

Rússia

Pote 3

Portugal

Turquia

Dinamarca

Áustria

Suécia

República Checa

Pote 4

País de Gales

Finlândia

4 equipas provenientes dos 'play-offs'