Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

Portugal vai começar a defender o título da Liga das Nações contra França, Suécia e Croácia

Portugal, o campeão da primeira Liga das Nações, jogará a fase de grupos da segunda edição da competição contra franceses, suecos e croatas. A prova arranca entre 3 e 5 de setembro e a fase final será em junho de 2021

Diogo Pombo

Gualter Fatia/Getty

Partilhar

Já não serão dois adversários, como na primeira, experimental e boa - porque sabemos quem a ganhou - edição da prova, mas sim três, porque os grupos passaram a ter quatro seleções e a Portugal calhou defrontar a França, a Suécia e a Croácia.

Ora, também sabemos o que isto significa. Pela primeira vez desde aquela noite no Parque dos Príncipes, a seleção nacional defrontará os franceses, donos do quintal onde, em 2016, conquistou o Campeonato da Europa. A equipa de Griezmann, Mbappé, Pogba ou Varane será, em teoria, a mais complicada de bater no grupo, pois além de todo o talento per capita que detém, entretanto já venceu o Mundial de 2018 e a estrutura da equipa vai-se mantendo, mais ou menos, inabalável desde então.

Outro adversário serão os croatas, finalistas vencidos pela França, há dois anos, na Rússia, que protagonizaram talvez a surpresa seguinte à de Portugal, em termos de torneios de seleções. Com uma equipa assente em Lovren, Modric, Rakitic e Mandzukic - todos já trintões -, a Croácia chegou à final do Mundial e está a tentar prolongar os proveitos que tem a retirar da provável melhor colheita de jogadores que já teve.

Por último, haverá os suecos, que se têm tornado mais competitivos no pós-Ibrahimovic, já sem uma estrela óbvia e chave na equipa, mas dotados de tipos como Emil Forsberg, do RB Leipzig, Victor Lindelöf, do Manchester United, ou Aleksander Isak, o avançado que anda a conquistar admirações em Espanha, com a Real Sociedad.

As grupos vão ser jogados entre setembro e novembro deste ano. A fase final realiza-se em junho de 2021, em país ainda a decidir.

A Liga da Nações é a competição que a UEFA inventou para tornear os jogos particulares, vulgo amigáveis, que paravam interrompiam o calendário competitivo dos clubes para, no fundo, se realizarem partidas entre seleções que contavam para nada. Portugal acolheu a fase final da primeira edição, em junho do ano passado, ganhando na final (1-0) à Holanda, no Estádio do Dragão.

Os grupos da Liga das Nações:

Lukas Schulze - UEFA

Liga A

Grupo 1
Holanda
Itália
Bósnia e Herzegovina
Polónia

Grupo 2
Inglaterra
Bélgica
Islândia
Dinamarca

Grupo 3
Portugal
França
Suécia
Croácia

Grupo 4
Suíça
Espanha
Ucrânia
Alemanha

Lukas Schulze - UEFA

Liga B

Grupo 1
Áustria
Noruega
Irlanda do Norte
Roménia

Grupo 2
República Checa
Escócia
Eslováquia
Israel

Grupo 3
Rússia
Sérvia
Turquia
Hungria

Grupo 4
País de Gales
Finlândia
República da Irlanda
Bulgária

Lukas Schulze - UEFA

Liga C

Grupo 1
Montenegro
Chipre
Luxemburgo
Azerbaijão

Grupo 2
Arménia
Estónia
Macedónia do Norte
Geórgia

Grupo 3
Moldávia
Eslovénia
Kosovo
Grécia

Grupo 4
Cazaquistão
Lituânia
Bielorrússia
Albânia

Liga D

Grupo 1
Malta
Andorra
Letónia
Ilhas Faroé

Grupo 2
San Marino
Liechtenstein
Gibraltar