Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

Portugal: o jogo inútil contra o 145.º do mundo a quem já marcou 22 golos em cinco jogos

O selecionador nacional e alguns jogadores já questionaram publicamente a utilidade de um jogo de caráter particular num momento em que os futebolistas já apresentam alguns sinais de fadiga. Este é contra Andorra, dias antes do difícil Portugal - França, para a Liga das Nações

Lusa e Tribuna Expresso

Carl Recine

Partilhar

Portugal recebe hoje Andorra num encontro particular que servirá de teste para o derradeiro ataque a uma qualificação para as meias-finais da Liga das Nações de futebol, mas que não deverá contar com habituais titulares no lado luso.

Apesar de o selecionador Fernando Santos não ter garantindo se irá fazer poupanças, na conferência de imprensa de antevisão, o sexto duelo com os andorrenhos, no Estádio da Luz, em Lisboa, poderá contar com jogadores menos utilizados, face à dupla jornada decisiva com França e Croácia, em jogos do Grupo 3 da Liga A.

Tendo em conta que o tempo de treino e de recuperação é escasso, uma vez que o encontro com os franceses é já no sábado, no mesmo reduto lisboeta, seguindo-se a visita aos croatas, três dias depois, é provável que Fernando Santos faça uma gestão dos 25 convocados.

Assim, o capitão Cristiano Ronaldo, João Félix, Bernardo Silva, Bruno Fernandes ou Diogo Jota podem ter menos minutos hoje, abrindo espaço para eventuais estreias de Paulinho e Pedro Neto, apesar de terem realizado apenas um único treino.

A única dúvida no que aos jogadores disponíveis diz respeito, prende-se apenas com o lateral esquerdo do Borussia Dortmund, Raphael Guerreiro, o único que falhou o apronto na manhã de terça-feira, na Cidade de Futebol.

Ausência de Pepe

De resto, o selecionador poderá aproveitar para cimentar as dinâmicas da dupla de centrais, uma vez que o indiscutível Pepe vai desfalcar Portugal nos derradeiros encontros em 2020, devido a lesão, abrindo espaço para que José Fonte se junte a Rúben Dias, apesar da presença de Rúben Semedo e Domingos Duarte.

Portugal vai defrontar Andorra pela sexta vez, apresentando um domínio absoluto, com cinco triunfos, 22 golos marcados e apenas um golo sofrido, sendo que o último encontro entre ambos, em 2017, no apuramento para o Mundial2018, terminou com um triunfo por 2-0, com golos de Ronaldo e André Silva.

Se Portugal, quinto colocado do ‘ranking' da FIFA, já tem presença garantida no Europeu do próximo ano e ainda luta por disputar a ‘final four' da Liga das Nações, Andorra ocupa um modesto 145.º posto na hierarquia mundial, além de atuar no último escalão da Liga das Nações, a Liga D.

Portugal e Andorra entram em campo, a partir das 19:45, no Estádio da Luz, em Lisboa.