Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Portugal

Catar 2022. Entenda a nova dinâmica do play-off e os possíveis adversários na rota de Portugal

A derrota contra a Sérvia este domingo, no Estádio da Luz, empurrou os portugueses para uma versão atualizada (e mais complicada) dos play-off. O sorteio terá lugar a 26 de novembro

Lusa

Gualter Fatia

Partilhar

A seleção portuguesa de futebol vai ser cabeça de série no sorteio dos ‘play-offs’ europeus de apuramento para o Mundial 2022, depois de ter fechado o Grupo A no segundo lugar, após derrota caseira com a Sérvia (1-2).

Com os 17 pontos somados, a seleção nacional já sabe que vai partilhar esse estatuto com a Rússia, segunda classificada do Grupo H, com 22 pontos – 16 nas contas dos segundos colocados, que não incluem os resultados com os sextos.

Além de Portugal e da Rússia, já há mais seis seleções garantidas nos ‘play-offs’, sendo que duas delas já estão certas na ‘rota’ lusa, mais precisamente a Áustria, qualificada via Liga das Nações, e a Macedónia do Norte, segunda do Grupo J.

Estas duas formações estão certas no Pote 2, enquanto República Checa e País de Gales, uma pelo segundo posto do Grupo E e a outra via Liga das Nações, Escócia, segunda do Grupo F, e Suécia, segunda do Grupo B, tanto podem cair nos potes 1 como no 2.

Depois da ronda deste domingo, ainda há quatro vagas em aberto nos ‘play-offs’, que serão preenchidas por Itália ou Suíça (Grupo C), Finlândia ou Ucrânia (D), Países Baixos, Turquia ou Noruega (G) e Inglaterra ou Polónia (I).

No sorteio dos ‘play-offs’, marcado para 26 de novembro, as seleções vão ser divididas em três ‘caminhos’, e em cada qual serão jogadas meias-finais e final, com o vencedor de cada um a qualificar-se para a fase final: três, de 12 seleções.

Nas meias-finais, em 24 e 25 de março de 2022, os cabeças de séries vão jogar em casa numa eliminatória a um só jogo e, nas finais, também em jogo único, em 28 e 29 de março, o anfitrião será sorteado.