Tribuna Expresso

Perfil

Seleções

Os elogios de Deschamps a Portugal: "É uma equipa completa. Por alguma razão é campeã da Europa e ganhou a Liga das Nações"

O selecionador francês desfez-se em elogios a Portugal, antes do jogo marcado para sábado, na Luz (19h45, RTP1), para a Liga das Nações

tribuna expresso e lusa

MIGUEL MEDINA

Partilhar

O selecionador francês de futebol disse hoje esperar um jogo com Portugal muito semelhante ao de Paris (0-0), para o grupo 3 da Liga das Nações, e lembrou que a equipa lusa é campeã europeia "por alguma razão".

"Portugal vai fazer de tudo para ganhar o jogo e nós também. Acredito que vai ser um jogo semelhante ao que tivemos em Paris, com duas equipas muito táticas. Agora, espero que haja golos para nós. Uma vitória poderá ser decisiva", afirmou Didier Deschamps, em conferência de imprensa de antevisão da partida, agendada para sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa.

O técnico assegurou que os 'bleus' não se vão "rebaixar" perante Portugal e que vão "criar problemas ao adversário", num encontro que, considerou, será de "alto nível, entre equipas muito boas", que estão empatadas no topo do grupo 3, ambas com 10 pontos.

O antigo médio internacional gaulês apontou a seleção portuguesa como "uma das melhores do mundo, muito sólida, organizada, com várias opções ofensivas, que faz muito golos e que joga frequentemente no mesmo sistema".

"É uma equipa completa. Por alguma razão é a campeã da Europa e ganhou a primeira edição da Liga das Nações", reforçou, antes de falar de Cristiano Ronaldo: "Faz parte dos melhores do mundo há muitos anos, pelo que fez e continua a fazer. Mantém-se ao mais alto nível e continua ávido de alcançar mais recordes."

Mbappé em dúvida

Por outro lado, não é líquido que a principal figura da França, Kylian Mbappé, esteja em condições para defrontar Portugal, depois de já ter falhado o particular de quarta-feira, com a Finlândia, que os campeões mundiais perderam por 2-0.

"O Kylian vai participar na fase inicial do treino de hoje, vai fazer trabalho específico à parte. Vou esperar para ver o que acontece no treino e, amanhã [sábado] veremos como estão todos os jogadores, antes de decidir qual será a equipa titular", adiantou.

No sábado, Portugal recebe a França, em encontro da quinta jornada do grupo 3 da Liga das Nações A, que pode ser decisivo para o apuramento para as meias-finais.

As duas seleções têm ambas 10 pontos, mas a seleção nacional lidera o grupo, com melhor diferença de golos (9-1 contra 7-3), quando faltam disputar duas rondas.

O jogo está agendado para 19:45, no Estádio da Luz, em Lisboa, e será dirigido pelo alemão Tobias Stieler.

Fernando Santos: “Há sempre ansiedade nos jogadores. Não é a ansiedade de dar tremeliques, é a de querer jogar, que não faz mal a ninguém”

Na antevisão ao jogo decisivo com a França para a Liga das Nações (sábado, 19h45), o selecionador nacional diz que há sempre pressão e ansiedade nos jogadores, mas que tanto Portugal como os gauleses estão habituados a finais. Fernando Santos nega ainda que o objetivo seja o empate sem golos, que serviria Portugal, mas sim o de ganhar, como em todos os jogos