Como se diz 'saudade' em holandês?
Custou - e de que maneira -, mas o Sporting conseguiu voltar às vitórias, ao vencer o Feirense, por 2-0, na 22ª jornada da Liga
11.02.2018 às 20h27

JOSE MANUEL RIBEIRO
Partilhar
Não há nada como os factos para pôr a vida em perspetiva. Para o Sporting, os factos são estes: Bas Dost não jogou contra o Estoril, o Sporting perdeu; Bas Dost não jogou contra o FC Porto, o Sporting perdeu.
Esta noite, Bas Dost não jogou contra o Feirense... e o Sporting por pouco não ganhava novamente.
É certo que a equipa de Jorge Jesus, desta vez, criou talvez mais de uma dezena de oportunidades de golo, mas faltou em Alvalade, quase sempre, quem as concretizasse com eficácia - ou seja, faltou aquele holandês espadaúdo que tem uma apetência especial pela baliza e que já leva 25 golos esta época. Bas Dost, claro.
Doumbia, por outro lado, só tem sete golos marcados, nenhum deles na Liga - e também não foi hoje que o conseguiu. Pelo contrário: o avançado da Costa do Marfim é quase a antítese de Bas Dost, ao desperdiçar oportunidade atrás de oportunidade, mesmo na cara do guarda-redes, como sucedeu no início do jogo.
Apenas aos 18', Doumbia conseguiu mesmo pôr a bola dentro da baliza de Caio Secco, guardião que já tinha negado o golo a Mathieu e a Bryan Ruiz. Contudo, com intervenção do videoárbitro, o golo acabou por ser invalidado, devido a uma falta de Bruno Fernandes no início do lance, ainda que, no mesmo lance, o Feirense tivesse entretanto recuperado a posse de bola, após a tal falta - o que significaria então o início de outra jogada diferente, provocando muitos protestos em Alvalade.
O ambiente no estádio ficou então frenético e contagiou os jogadores do Sporting (algumas mudanças no onze esta noite: Patrício, Piccini, Coates, Mathieu, Bruno César, Gelson, William, Bruno Fernandes, Bryan Ruiz, Montero e Doumbia), que pareceram sempre muito intranquilos pela falta do golo. O Feirense, pelo contrário, ia fazendo tudo para tapar a baliza e ainda aproveitava a pressa contrária para sair em transições rápidas para o ataque - Rui Patrício negou, com uma grande defesa, o golo a João Silva.
Depois de mais uma série de oportunidades de golo perdidas - novamente com Doumbia como protagonista -, Freddy Montero rematou uma bola contra Flávio Ramos, dentro da área, e o árbitro Luís Ferreira marcou penálti, por alegada mão. Contudo, o VAR corrigiu: o defesa do Feirense cortou a bola apenas com a cara.
O jogo foi empatado para a 2ª parte e começou com mais do mesmo: Doumbia a falhar golos. Os adeptos estavam exasperados e os jogadores já começavam a perder a paciência, mas não baixavam os braços. Já com Rafael Leão - jovem de 18 anos da formação - em campo, o Sporting chegou ao golo, precisamente através de um passe de Leão para Montero... mas o avançado estava fora de jogo.
Foi já com os nervos em franja (e com outra estreia em campo, Lumor) que o golo - válido - finalmente surgiu, aos 78': depois de um canto, confusão na área, com a bola a bater na cara de Coates, e aparece William - regressado de lesão - a encostar para o 1-0.
Tensão libertada em Alvalade, mas o Feirense não desistiu: tentou assustar Rui Patrício, mas sem sucesso. Já nos descontos, foi mesmo Montero a conseguir chegar ao 2-0, tranquilizando os adeptos. Que, ainda assim, devem estar cheios de saudades de Bas Dost...
Relacionados
-
Jesus: "Posso ter um grande carro e não saber usá-lo. O VAR induziu em erro o árbitro"
O treinador do Sporting queixou-se da atuação do videoárbitro na vitória sobre o Feirense (2-0), já que foi anulado um golo à sua equipa
-
Bruno de Carvalho critica decisões do videoárbitro
Bruno de Carvalho foi irónico ao falar da arbitragem de Luís Ferreira. O presidente leonino deixou críticas e apontou o erro do videoárbitro no lance que resultou em golo anulado para o Sporting, no jogo deste domingo frente ao Feirense
-
“Houve incompetência total do videoárbitro no Sporting-Feirense”
O jogo do Sporting ficou marcado por um lance polémico em que o videoárbitro Manuel Oliveira interveio à margem do protocolo estabelecido para a videoarbitragem. Este lance esteve em análise no programa "Play-Off"