Sporting reage ao desfecho do caso da invasão à Academia: "Sporting sempre, Alcochete nunca mais!
O clube de Alvalade reagiu ao encerramento do caso que tinha 44 arguidos, entre eles o ex-presidente Bruno de Carvalho, que foi absolvido em todos os crimes
28.05.2020 às 13h26
MÁRIO CRUZ
Partilhar
Conhecido o desfecho do caso da invasão à Academia de Alcochete, o Sporting pediu, em comunicado, "à sociedade e ao estado português para que não se voltem a repetir momentos como este", que "marcaram indelevelmente" o clube e tiveram "consequências muito nefastas para todos".
A direção liderada por Frederico Varandas ressalva que a invasão foi "o dia mais negro da história" do clube e que "é importante que todo o mundo do desporto se una para que estes acontecimentos não voltem a repetir-se."
O comunicado não endereça a absolvição de Bruno de Carvalho, ex-presidente do clube, que foi entretanto expulso de sócio.
Nove dos arguidos pela invasão à Academia do Sporting, em Alcochete, foram hoje condenados a prisão efetiva e 29 a penas suspensas, por crimes de ameaça agravada e ofensa à integridade física.
Na leitura do acórdão, que decorreu no tribunal de Monsanto, em Lisboa, o coletivo de juízes, presidido por Sílvia Pires, absolveu todos os arguidos do crime de sequestro e terrorismo, uma vez que tinham um alvo definido, sem interferirem com a paz pública.
O antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho foi absolvido da autoria moral da invasão à Academia do clube, em Alcochete, em 15 de maio de 2018, tal como o líder da claque Juventude Leonina, Nuno Mendes, conhecido por Mustafá, e o ex-Oficial de Ligação aos Adeptos (OLA) do clube Bruno Jacinto.
O comunicado do Sporting na íntegra
"Numa altura em que chega ao fim o processo de invasão à Academia Sporting, em Alcochete, o Sporting Clube de Portugal apela à Sociedade e ao Estado Português para que não se voltem a repetir momentos como este, que em nada dignificam o Desporto em geral e o Futebol em particular.
Estes acontecimentos marcaram indelevelmente o Sporting CP e os Sportinguistas, trazendo consequências muito nefastas para todos, que chocaram o Mundo.
O Desporto é e deve ser cada vez mais um espaço saudável e não de violência gratuita e criminalidade.
Passados dois anos desde o dia mais negro da História do Sporting Clube de Portugal, o Clube vai continuar a lutar pelos seus valores e continuar a fazer eco, junto das entidades competentes, acerca da importância de erradicar este tipo de comportamentos.
É importante que todo o mundo do Desporto se una para que estes acontecimentos não voltem a repetir-se.
Sporting sempre, Alcochete nunca mais!"
Relacionados
- Sporting
Bruno de Carvalho absolvido de todos os crimes no caso da invasão da Academia de Alcochete
Nove dos 44 arguidos do caso da invasão da Academia de Alcochete tiveram penas de prisão efetiva. 28 ficaram com a pena suspensa e quatro foram alvo de multa. Já o ex-presidente do Sporting, Nuno 'Mustafá' Mendes e Bruno Jacinto foram absolvidos
- Sporting
Bruno de Carvalho: "Foi um crime violentíssimo perpetrado sobre mim, um assassinato de caráter. Posso sair do meu confinamento de dois anos"
As declarações do ex-presidente do Sporting à saída do Tribunal de Monsanto, depois de ter sido absolvido de todas as acusações no caso da invasão à Academia de Alcochete