Tribuna Expresso

Perfil

Surf

As ondas no mar, os surfistas em terra

A World Surf League cancelou a primeira etapa do circuito mundial, na Austrália, prevista para arrancar a 26 de março, além de todos os eventos agendados para este mês (dois eram em Portugal). Também a Federação Portuguesa de Surf suspendeu todas as provas, que mexem com várias modalidades

Diogo Pombo

Kikas já se encontrava na Austrália, onde, a 26 de março, ia começar a primeira etapa do circuito mundial de surf.

Ed Sloane/Getty

Partilhar

Eles são badalados como os melhores, o surf que lhes sai é condizente e, todos os anos, a World Surf League (WSL) organiza um circuito que pára nas ondas mais apetecíveis do mundo e as livra de gente para que fiquem exclusivas a quem habita nesse circuito.

A 26 de março, era suposto que o circuito mundial de surf (Championship Tour) arrancasse na Gold Coast, na Austrália, mas, perante "as indicações da Organização Mundial de Saúde" e o facto de a covid-19 ter sido declarada como "pandemia mundial", a WSL decidiu cancelar o evento.

A entidade também cancelou, ou suspendeu, todas provas que tinha agendadas para março. "O coronavírus está a ter grandes consequências em todos os eventos desportivos e aglomerações de pessoas à volta do mundo e nós não somos diferentes", resumiu Erik Logan, CEO da WSL, em comunicado.

A notícia afeta Portugal diretamente, porque, em março, estavam marcadas duas etapas: na Costa da Caparica, a contar para o circuito de qualificação (QS), e em Espinho, relativa ao mundial de longboard.

E, também, os surfistas. Frederico Morais, este ano retornado ao CT, já estava na Austrália há algumas semanas, assim como Teresa Bonvalot se encontrava na Nova Zelândia, onde aguardava pelo Piha Pro.

Em Portugal, a Federação Portuguesa de Surf já decidira, na quinta-feira, suspender todos os circuitos nacional que tutela - surf, bodyboard, longboard, skimboard, stand up paddle, bodysurf, kneeboard e tow in e tow out.

A lista dos eventos cancelados ou adiados:

Papara Pro Open Tahiti, Polinésia Francesa - cancelado
Piha Pro Junior, Nova Zelândia - adiado
Corona Piha Pro, Nova Zelândia - adiado
Seat Pro Netanya, Israel - adiado
Barbados Surf Pro, Barbados - adiado
Corona Open Gold Coast, Austrália - cancelado
Gala da WSL Awards - adiada
Red Bull Airborne Gold Coast, Austrália - cancelado
Jack's Surfboards Pro, EUA - adiado
Longboard Pro Espinho, PORTUGAL - adiado
Caparica Surf Fest Pro, PORTUGAL - adiado
Central Japan Open, Japão - adiado
Krui Pro, Indonésia - adiado