Tribuna Expresso

Perfil

Surf

Vem aí um monstro de ondulação e a Nazaré vai despertar do sono

Algures a meio do Atlântico formou-se um episódio meteorológico que esta quarta e quinta-feira terá repercussões na costa portuguesa: chegará uma ondulação gigantesca, as enormes ondas da Nazaré deverão voltar a funcionar. Nicolau Von Rupp é um dos surfistas que já lá está para as enfrentar e fez um vídeo para mostrar a preparação que está em causa para se enfrentarem

Diogo Pombo

Partilhar

Há mapas de vento, ondulações e direções, que introduzem valores algures e calculam outras coisas como período de vagas, força de onda e até a sua energia, não me perguntem como, mas nestas tabelas há também cores e quanto mais azulados, ou avermelhados, aparecerem certos parâmetros, mais feitio gargantuesco se pode esperar do mar para os dias em questão.

Quando esses vermelhos e azuis viram roxos, a escala cromáticas das previsões de tamanho alertam que estão para vir condições pesadas, que necessariamente terão de ser suportadas por lugares que só funcionam se pesos pesados destes se estiverem a aproximar, como a Nazaré e o seu canhão subaquático que afunila para ali ondas gigantes, conhecêmo-lo como o canhão da Nazaré, o canhão que fez da Nazaré um sítio reconhecível mundo fora.

Nesta quarta-feira, e provavelmente na quinta-feira, deverão haver ondas gigantes na Nazaré, muitos metros de altura em litros assustadores de água salgada que, mais uma vez, deverão ser encarados por humanos só equipados com um fato, um colete, uma prancha e outras pessoas a socorrê-los com motas de água. Nicolau Von Rupp é um deles.

O português de 30 anos e residente do circuito mundial de ondas grandes da World Surf League zarpou para a Nazaré ainda na terça-feira, teve tempo para filmar e editar um vídeo para antecipar o que aí vem após confinamentos, constrangimentos e outros mentos que afetaram tudo e também o surf. Este será a primeira ondulação gigante a atingir Portugal nestes tempos pandémicos e o vídeo em questão mostra um pouco da preparação que foi possível ser feito para os monstros que se espera virem aí.