Tribuna Expresso

Perfil

Ténis

A imberbe proeza de Coco Gauff: aos 15 anos, o primeiro torneio WTA conquistado

A adolescente americana que, há meses, jogou no quadro principal de Wimbledon e do US Open, ganhou em Linz, na Áustria, o primeiro torneio do circuito WTA da carreira. Desde 2004 que uma tenista tão jovem não vencia uma prova

Lusa

BARBARA GINDL/Getty

Partilhar

A tenista norte-americana Coco Gauff, de 15 anos, conquistou, este domingo, o seu primeiro torneio no circuito WTA, ao derrotar a letã Jelena Ostapenko, na final em Linz, na Áustria.

Depois de ter sido repescada da fase de qualificação, Gauff, 110.ª do mundo, acabou por conquistar o torneio, com um triunfo sobre Ostapenko, 72.ª, por 6-3, 1-6, 6-2, em uma hora e 39 minutos.

Gauff, que deverá ascender ao top-75 mundial, tornou-se a mais jovem vencedora de torneios WTA desde 2004, quando a checa Nicole Vaidisova conquistou os títulos em Vancouver e Tashkent, e a mais jovem norte-americana desde Jennifer Capriati em 1991.

  • Cori Gauff, o novo fenómeno precoce do ténis por quem o US Open ignora as regras
    Ténis

    Existe uma regra que limita o número de torneios que as tenistas com menos 18 anos podem jogar, durante uma época, a bem da precocidade do talento. Cori Gauff tem 15 e já esgotou a quota de 10 provas e três wildcards para 2019, mas, como os Grand Slams têm quase regras próprias, o US Open ignorou a regra, convidou a americana que virou profissional aos 14 e a número 140.º do mundo vai poder jogar em Nova Iorque