Tribuna Expresso

Perfil

Ténis

Aos 19 anos, Iga Swiatek conquistou Roland Garros: "Amo o meu pai"

Graças ao triunfo em Roland Garros, Swiatek vai ascender ao top-25 da hierarquia mundial, enquanto Sofia Kenin subirá ao quarto lugar

Lusa e Tribuna Expresso

MARTIN BUREAU

Partilhar

A tenista polaca Iga Swiatek derrotou hoje na final a norte-americana Sofia Kenin e sagrou-se campeã de Roland Garros, terceiro 'major' da temporada, que termina no domingo com a realização da final masculina.

Iga Swiatek, de 19 anos e 54.ª colocada do 'ranking' WTA, surpreendeu a número seis mundial e campeã do Open da Austrália e, em dois 'sets', com os parciais 6-4 e 6-1, alcançou o seu primeiro título do 'Grand Slam' em Paris, onde disputou também a sua primeira final de um 'major'.

Graças ao triunfo em Roland Garros, Swiatek vai ascender ao top-25 da hierarquia mundial, enquanto Sofia Kenin subirá ao quarto lugar.

Filha de uma antigo remador olímpico, Tomasz Swiatek, a quem lhe dedicou a vitória ("amo o meu pai, deu-nos tudo"), Iga conquistou o torneio de Wimbledon junior em 2018 e este ano chegara à quarta ronda do Open da Australia e à terceira ronda de Wimbledon. "Aqui só quis jogar com muita agressividade. Eu era a underdog e isto é apenas maravilhoso".